Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

18 de abril de 2024

Aberto o credenciamento para a 60ª Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada de 19 a 28 de abril, em Aparecida (SP)

22/03/2023 . Igreja

Está aberto o credenciamento para jornalistas e equipes de imprensa que farão a cobertura da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro do episcopado brasileiro será entre os dias 19 e 28 de abril, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

O tema central dessa assembleia é a Avaliação Global da Caminhada da CNBB nos últimos quatro anos. Ao encerrar o quadriênio iniciado em 2019, a atual Presidência apresenta o relatório das atividades realizadas e encaminha as eleições dos seus novos membros (presidente, 1º e 2º vice-presidentes e secretário-geral) e dos presidentes das 12 Comissões Episcopais Permanentes. Também serão escolhidos dois representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma.

Os jornalistas credenciados poderão acessar o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, onde os bispos estarão reunidos, caso façam a cobertura presencialmente. Também vão receber comunicados, releases e orientações sobre o evento por e-mail e/ou WhatsApp, além de terem a possibilidade de participação nas coletivas de imprensa, tanto presencial quanto remotamente.

Diretrizes

Por conta do processo sinodal, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) não serão atualizadas nesta assembleia eletiva, conforme é feito tradicionalmente. O objetivo, neste campo, segundo o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, será “discernir o caminho da Igreja no Brasil rumo à atualização das diretrizes”. Esse processo será continuado na perspectiva da escuta e da incorporação dos resultados do Sínodo cujas assembleias ocorrem neste e no próximo ano. Os bispos divulgaram uma carta sobre esse processo de atualização.

Mensagens

As Assembleias Gerais da CNBB são momentos de convivência e de oração conjunta entre os bispos e de decisões sobre a missão da Igreja no Brasil. Na oportunidade, são preparadas três mensagens do episcopado: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos e ao Povo Brasileiro. Esta deverá ser divulgada no dia 27 de abril.

Temas

Além da reflexão sobre a caminhada nos últimos anos, os bispos abordarão prioritariamente questões como o regimento da entidade; o relatório econômico, textos litúrgicos e assuntos de liturgia e doutrina. Até o momento, 15 temas diversos já estão definidos na pauta, como as análises de conjuntura eclesial e social, o Acordo Brasil – Santa Sé, as Campanhas da Fraternidade, o 15º Encontro Intereclesial das CEBs e a saúde integral do clero.

Acesse aqui o formulário de credenciamento de imprensa

Nas próximas semanas, será lançado o hotsite da 60ª Assembleia Geral da CNBB no qual poderão ser encontradas as principais informações do evento.

CNBB
Imagem capa: Pixabay