Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

18 de setembro de 2020

A vida é Missão: Campanha Missionária 2020 é destaque na Revista Sim

16/09/2020 . Igreja

A publicação das Pontifícias Obras Missionárias (POM) apresenta desde o material preparado para a campanha realizada no mês de outubro até as reflexões sobre a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, além de artigos sobre a ação missionária na Igreja neste tempo de pandemia.

A última edição da Revista Serviço de Informação Missionária (SIM) tem como destaque a Campanha Missionária 2020, cujo tema é “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6, 8). A publicação das Pontifícias Obras Missionárias (POM) apresenta desde o material preparado para a campanha realizada no mês de outubro até as reflexões sobre a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, além de artigos sobre a ação missionária na Igreja neste tempo de pandemia.

“O tema escolhido “A vida é missão” oferece a todos nós um norte inspirador para os momentos de fragilidade, isolamento, dor e instabilidade. A pandemia que perdura em nosso país nos interpela a um novo normal missionário, marcado pelo testemunho de vida que não se reduz a atividades, mas nos interpela ao que é essencial à vida”, comenta o diretor das POM Brasil, padre Maurício da Silva Jardim sobre o tema da Campanha Missionária.

Padre Maurício também recorda o convite aos Conselhos Missionários Diocesanos, em sintonia com as orientações das Igrejas locais, a animarem esta edição da Campanha Missionária adaptados ao “novo normal”, no qual “muitas portas foram fechadas e novas janelas se abriram” conforme afirmou o cardeal Tagle no encontro virtual com os diretores das POM.

Nova realidade pastoral

A revista também conta com um artigo do subsecretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Marcus Barbosa Guimarães, sobre as ações realizadas pela entidade frente à nova realidade pastoral vivida pelas instituições.

“Quão desafiados fomos e ainda somos todos nessa nova realidade de pandemia. Estamos, ao mesmo tempo, descobrindo, aprendendo e vivenciando novos caminhos de presença e atuação evangelizadora”, conta padre Marcus.

O subsecretário afirma que paira uma pergunta “que faz calar forte no coração” das instituições: “Quais estruturas eclesiais devemos manter, e quais devemos ter a coragem e ousadia de mudar para uma verdadeira experiência de conversão pastoral e missionária nesse novo contexto de pandemia?”

Esta reflexão se concretiza na elaboração de um novo estatuto da CNBB, que tem a Sinodalidade e a Missão como metas, ancoradas em quatro eixos pastorais: a Missão como paradigma; a Formação Integral; a Gestão Pastoral; e a comunicação e diálogo estratégicos com a sociedade.

“Nesse novo contexto de pandemia, uma marca ou traço pastoral central e urgente a ser perseguido por nossas instituições eclesiais, e que a CNBB tem persistido nessa busca, é a simplicidade missionária”, afirma padre Marcus, caracterizando numa série de exemplos.

Prestação de contas

Ao final da revista, está publicada a tabela com dados que apresentam uma prestação de contas da Campanha Missionária de 2019. O fundo internacional de solidariedade ajudou na formação, animação e cooperação missionária em diferentes projetos pelos cinco continentes: catequese, obras sociais, hospitais, leprosários, asilos, orfanatos, postos de saúde, centros de saúde mental, escolas, atendimentos à família, formação missionária ad gentes, etc. Na última campanha, o Brasil contribuiu para este fundo com o valor de R$ 8.854.027,18.

Confira a revista na íntegra.

Fonte: CNBB