XIX Curso de Iverno

De 20 a 23 deste mês, acontecerá o 19º Curso de Inverno, no Regional III, Paróquia Santo Antônio de Coronel Fabriciano. Este é um Curso de Teologia Popular, numa perspectiva Ecumênica e integralizadora. Tem como Objetivo Geral: Promover a Formação e a Evangelização popular, em ritmo de mutirão, envolvendo as comunidades que sonham com uma nova realidade e lutam por uma nova sociedade.

Assim, propomos promover a leitura orante e reflexiva da Bíblia, ser um espaço de diálogo com outras denominações religiosas, numa visão ecumênica, celebrar a caminhada de fé, que une as diversas comunidades cristãs, na construção de uma sociedade ambientalmente sustentável. Tudo isso a partir do Projeto de Jesus.

Neste Ano, temos como tema: “Evangelização e os Desafios no Mundo Urbano” e como lema: Não se amoldem às estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação de sua mente (Rm 12, 2).

A presença da Igreja na cidade é um assunto antigo e sempre novo. Como alimentar a vida de fé na cidade? Como Evangelizar no mundo urbano?

O mundo urbano se apresenta, hoje, como um grande desafio para todos os setores da sociedade, em particular para a Igreja. Segundo o IBGE, 86% da população brasileira vive nas cidades, sobretudo nos grandes centros urbanos, onde se concentram muitíssimos problemas sociais, agravados pelo alto índice de desemprego e pelas condições precárias de trabalho, com o consequente crescimento da pobreza e o aumento da violência.

A Assessoria do 19º Curso de Inverno será da Pastora Romi Bencke, da Igreja Luterana, Secretária Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)e do Pe. Nelito Dornelas, membro do clero da Diocese de Governador Valadares. Padre Nelito é pároco da Paróquia São João XXIII e presidente da Caritas, entre outras funções.

O lema: Não se amoldem às estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação de sua mente (Rm 12, 2), faz com que se perceba que, a cada dia, está mais difícil a sobrevivência na realidade urbana, somada ao seu espírito mercantilista e consumista. Isto estimula, sobretudo,as novas gerações à delinquência,para conseguir o que necessitam e o que lhes é incutido pela publicidade.

O Curso de Inverno de 2019 irá nos ajudar a refletir sobre essa realidade da Evangelização Urbana. De uma coisa temos certeza: “a fé cristã alimenta a comunidade e se alimenta da comunidadeNesse sentido, a cidade é terra de Missão, uma tarefa nada fácil para as Igrejas. Favorecer a emergência de comunidades verdadeiramente cristãs, entranhadas no mundo das cidades é a nossa missão.

Pe. Hideraldo Verissimo Vieira
Assessor Diocesano do Curso de Inverno, das CEB´s, dos Grupos de Reflexão e das Juventudes