Viva a Juventude!

Querido(a) Diocesano(a),

                Viva a Juventude!  Meu primeiro encontro com o Setor Diocesano da Juventude, realizado no dia 19 de junho, na ARPAS, em João Monlevade, contou com vários jovens de seguimentos juvenis das três Regiões Pastorais. Nele encontravam-se representantes das seguintes expressões: Pastoral da Juventude, Novas Comunidades, Ministério Jovem (RCC), Juventude Vicentina, Congregação Mariana, Movimento Jovem de Santa Maria de Itabira e Jovens Universitários.

                A programação teve início com uma oração, seguida da apresentação do vídeo do Setor Juventude, fornecido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e grupos de partilha. Uma manhã enriquecida pela diversidade de carismas vividos pela juventude da Diocese através dos representantes que participaram da reunião. Vimos que o Setor é processo de construção a partir do testemunho evangélico da unidade e respeito pela identidade de cada expressão juvenil.

                A juventude é um clamor presente no Plano da Ação Evangelizadora e Pastoral da nossa Diocese. Sua participação ativa inspira compromisso com o futuro da Igreja e, consequentemente, da sociedade. Sem perder sua identidade, cada seguimento juvenil colabora na construção de uma igreja pautada na “comunhão, na partilha e na unidade”, sobretudo em nível diocesano, onde o Setor está estruturado.

                A Diocese acredita na pastoral de conjunto em meio à diversidade de expressões juvenis: “Queremos colaborar com a pluralidade de pastorais, grupos, movimentos e serviços que existem na Diocese para trabalharem em conjunto, visando o bem da juventude, e para que os nossos jovens, reconhecidos como sujeitos e protagonistas, contribuam na ação de toda a Igreja, especialmente na evangelização dos outros jovens” (PAEP, 2015-2019, pp. 47-48).

Momentos de encontro e celebração:

– A juventude todos os anos celebra o DNJ – Dia Nacional da Juventude, organizado pelo Setor Diocesano da Juventude. Este ano, o evento terá como tema “Juventude e nossa Casa Comum”; e lema: “vou criar novo céu e nova terra” (Is 65,17). Os jovens são protagonistas na reivindicação por políticas públicas para a juventude. Inspirados na Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum”, refletirão acerca da preservação do meio ambiente.

– Os jovens de nossa Diocese também poderão realizar, juntamente com a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, o projeto missionário ROTA300 cujo lema é “300 anos de bênçãos: com a Mãe Aparecida, Juventude em Missão”. O projeto pensado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude – CEPJ, em abril de 2015, é “um momento privilegiado do protagonismo juvenil em nosso país”, onde “os jovens participam da organização da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida em todas as Dioceses do Brasil”.

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7). Este é o tema indicado pelo Papa Francisco para a 31ª Jornada Mundial da Juventude, a realizar-se nos dias 25 de julho a 1º de agosto de 2016, na Polônia. No mês da Jornada Mundial da Juventude, tocados pela misericórdia do Pai, os jovens poderão renovar o seu compromisso missionário e irradiar a luz de Cristo.

Um jovem Papa!

No ano de 1958, o padre Karol Wojtyla, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Cracóvia tornando-se, com 38 anos de idade, o bispo mais jovem da Polônia. Em 1964 tornou-se arcebispo de Cracóvia e, em 1967, foi elevado a cardeal pelo Papa Paulo VI.  Em 1978, aos 58 anos, foi eleito Papa. Seu pontificado está intimamente ligado à história da JMJ. Será a primeira Jornada Mundial da Juventude após a canonização do Papa João Paulo II, ocorrida no dia 27 de abril de 2014. 

Dom Marco Aurélio Gubiotti
Bispo Diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano

Palavra do Bispo

Foto de perfil de Dom Marco Aurélio

Dom Marco Aurélio

É o atual Bispo da Diocese, sua ordenação episcopal aconteceu no dia 26 de maio de 2013. Foi nomeado Bispo da Diocese por sua Santidade Bento XVI, hoje Papa Emérito, no dia 21 de fevereiro de 2013, tomando posse no mesmo ano, na Festa da Diocese, em Itabira - MG.

Atividades

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2017› »