Vida Consagrada: Comunidade Deus Existe

No último dia 02 de fevereiro na Comunidade Deus Existe, em Santana do Paraíso (MG), foi realizada a Santa Missa Solene para a renovação das Promessas de votos dos membros Consagrados, ingresso de novos Membros e o acolhimento de uma nova Celibatária em Comunidade de Vida.

A palavra consagrar significa tornar sagrado. Portanto, no sentido religioso, consagrar é fazer algo sagrado com Deus.

Aquele que é consagrado passa a ser separado do mundo para Deus. O sentido teológico de consagrar é o mesmo de sacrificar, entregar ou ofertar algo a Deus e ao seu exclusivo serviço. É converter esse algo em pertença e propriedade de Deus.

Todos os batizados são consagrados pelo batismo, mas na vida da Igreja existe ainda a consagração religiosa. Por ela, os batizados com essa vocação específica são chamados a viver o seu batismo de forma radical, indo até as suas últimas consequências. “A vida consagrada é a radicalização do Batismo.”

São consagrados as freiras, monges, religiosos de maneira geral, assim como os consagrados das formas novas de vida consagrada, constituídas pelas Novas Fundações, como a Comunidade Deus Existe. O consagrado deve viver a radicalidade evangélica de maneira permanente. Põe-se num estado de renúncia constante, não somente do pecado e dos valores do mundo, mas também a valores positivos, como a convivência familiar, o usufruir dos bens, do descanso, do lazer, a liberdade de decidir a própria vida e etc com o objetivo de dedicar-se inteiramente ao Reino de Deus.

A consagração é um total abandono em Deus, onde entregamos a Ele todo o nosso amor e a nossa liberdade. Sacrificar ou consagrar a Deus a nossa liberdade e o nosso amor, longe de ser uma negação, é uma verdadeira afirmação destes valores humanos. Deixar-se possuir por Deus é a verdadeira forma de ser livre. Como Católicos temos o preconceito de usar o termo: “Vida Evangélica”, que nada mais é que “viver o Evangelho”, nos conselhos Evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência.

Por Elton Pimentel
Comunidade Deus Existe