29 de março de 2024

Pastoral Vocacional: Serviço de Animação Vocacional

07/08/2020 . Formação

Em agosto, a Igreja nos convida a contemplar as vocações sacerdotal, diaconal, familiar, religiosa, leiga e catequista. Portanto, neste mês somos movidos a refletir e a orar pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus para que todos os batizados “sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade” (São João Paulo II).

Vocação é uma palavra derivada do verbo “vocare” do latim que significa chamar. E o que é chamado? O que é a vocação então? É o início de tudo. Por sua importância é necessário refletir sobre ela. Em um sentido mais preciso, esse chamado a partir da pessoa de Jesus, que nos convida a segui-Lo.

Por isso, falar de vocação, requer entender que anterior a nós há um chamado, uma escolha pessoal que vem de Deus, a quem devemos seguir com consciência, como afirma São Paulo na Carta aos Romanos: “Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus.” (Rm 1,1).

De forma especial, neste momento difícil que vivemos, não podemos deixar de rezar pelas vocações, tão pouco deixar de evangelizar pelos meios de comunicações sociais de modo a vivenciar a cultura vocacional. Portanto, viemos através desta carta, animar e reforçar nosso compromisso com as vocações.

Sendo você um agente desta pastoral, de acordo com a realidade de sua paróquia, e atentos aos decretos, convido-vos a utilizar os meios de comunicações sociais para assim promover as vocações no cotidiano. Por elas, pedimos que façam a hora santa vocacional e a reza do terço vocacional. Tendo a oportunidade, participe nesta intenção, da Santa Missa. Coloque como intenções, nossos bispos diocesanos, nossos padres, seminaristas, as famílias e enfim, toda humanidade, que neste tempo desafiador, é sacudida por dificuldades e tribulações.

Por esta situação, este ano não teremos a Jornada Vocacional em nossa Diocese, mas nem por isso deixaremos de viver bem este mês. Pedimos a todos os agentes que não deixem de promover as vocações, tendo sempre no coração que tudo deve ser feito pelo Reino.

Padre Elinei Eustáquio Gomes
Assessor Diocesano da Pastoral Vocacional