25 de abril de 2024

Região Pastoral II realiza o DNJ na Paróquia São José do Goiabal

18/10/2022 . Notícias da Diocese

No último sábado, 15 de outubro, foi realizado na Paróquia São José do Goiabal, O Dia Nacional da Juventude, DNJ. Este ano, o DNJ, aconteceu nas três regiões pastorais, com o objetivo de unir as juventudes e fortalecer o engajamento regional, em nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

Para este ano de 2022, o tema escolhido “E o Verbo se fez carne”, chama a atenção para a presença do Ressuscitado entre nós que nos traz “palavras de vida eterna” (Jo 6, 68), que nos ensinam como viver com Deus, conosco mesmos e entre nós, sendo sempre mais solidários e sensíveis aos irmãos. Em sintonia com o tema da Campanha Fraternidade deste ano, a reflexão aprofunda a experiência de colocar-se na “escola” do Mestre Jesus para aprender d’Ele o jeito de ser e de servir.

Em nosso regional 2, o DNJ quer celebrou a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo. As atividades tiveram início na parte da manhã com acolhida e café a partir das 8 h, em seguida das 9h às 11h 40, aconteceu visita missionária as comunidades. Pe. Arlindo levou alguns jovens a visitar e conhecer também o túmulo do Pe. Ermelindo, divulgando assim o porquê da devoção a ele e importância do testemunho para santidade.

A presença da Infância e Adolescência missionária junto aos missionários da Cordeiro de Deus, garantiu e marcou de maneira significativa as visitas missionárias. À tarde, após almoço, com muita integração houve apresentações e louvor dos Grupos, Cordeiro de Deus e Fraternidade Jovem Filhos de Maria, momento Mariano, encerrando com a missa presidida pelo Pe. Marco José de Almeida, Assessor Diocesano das Juventudes e coordenador regional de pastoral, e concelebrada pelos Padres Arlindo Coura, Pe. Carlos Jorge Teixeira, Pe. Julio Martin Abad Seminário, com a participação dos seminaristas Wellington e Pedro.

Nesta oportunidade, agradecemos especialmente ao Pe. Arlindo e à Paróquia pelo acolhimento, carinho e organização e a todos os seguimentos juvenis que atenderam ao chamado e deram sua resposta com presença, inteiração e alegria.

O DNJ foi marcado pela unidade na diversidade, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade de cada expressão juvenil.

Ana Maria de Sena – Secretariado Regional de Pastoral

Confira algumas fotos deste dia: