Seminaristas realizam Retiro Espiritual

Dos dias 24 a 27 de fevereiro de 2017, na cidade de Santa Maria de Itabira, no sítio Santo Antônio, aconteceu o retiro espiritual dos formandos do propedêutico e da filosofia. O retiro teve como temática: O ENCONTRO COM CRISTO, e foi orientado pelo padre Eugênio Lima, da Congregação dos padres Teatinos. O encontro foi vivenciado por momentos de reflexão, deserto, silêncio, adoração e profundos momentos de oração na busca de retornar àquele primeiro encontro com o Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os seminaristas que estão cursando Teologia, fizeram retiro no Mosteiro Nossa Senhora das Graças em Belo Horizonte. O contato com as monjas, a oração, a contemplação, a acolhida, o sorriso, o toque do sino tudo isso nos ajudou a entrar no íntimo de nós mesmos, para ouvir a Deus que sempre se comunica conosco. Ele é nosso grande amigo. “Não se esqueçam de ter Jesus Cristo como o melhor amigo de vocês”, disse a irmã Felicidade, monja que acompanhou durante nosso período de retiro.

Os seminaristas refletiram a vocação que Deus os faz. “Ele nos chama para uma missão, mais particularmente para a vocação e missão do sacerdócio. E para cumprirmos bem esse chamado temos que nos aproximar de Jesus, Nosso Senhor, temos que a cada dia mais nos entregar a Ele. A vocação ao sacerdócio comporta a luta diária por servir a Deus e ao próximo da melhor maneira possível.” – disse o seminarista Francis Regis Almeida que completou:

“Nesse sentido, no retiro, nos foram apresentadas algumas armas espirituais para mais perfeitamente nos unirmos a Deus: a participação na Santa Missa, a adoração ao Santíssimo Sacramento, a meditação da Palavra de Deus, o silêncio orante e a perene devoção e amor à Nossa Senhora. Com todas essas riquezas voltamos para o seminário para que cheios da graça de Deus experimentemos a misericórdia de Deus em todos os instantes de nossa vida para discernirmos com sabedoria o que Deus deseja de nós, por que: “o discernimento é uma luz que dissolve a escuridão, afasta a ignorância e alimenta as virtudes” (CATARINA, 2016, p. 48)[1]. Que Deus nos ajude a cumprir esse bom propósito, para que um dia sirvamos humildemente a Ele e a Santa Igreja, mãe e mestra de nossas vocações.

Fonte: Seminário Diocesano São José

Palavra do Bispo

Foto de perfil de Dom Marco Aurélio

Dom Marco Aurélio

É o atual Bispo da Diocese, sua ordenação episcopal aconteceu no dia 26 de maio de 2013. Foi nomeado Bispo da Diocese por sua Santidade Bento XVI, hoje Papa Emérito, no dia 21 de fevereiro de 2013, tomando posse no mesmo ano, na Festa da Diocese, em Itabira - MG.

Atividades

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jul 2017› »