Seminaristas realizam Retiro Espiritual

Dos dias 24 a 27 de fevereiro de 2017, na cidade de Santa Maria de Itabira, no sítio Santo Antônio, aconteceu o retiro espiritual dos formandos do propedêutico e da filosofia. O retiro teve como temática: O ENCONTRO COM CRISTO, e foi orientado pelo padre Eugênio Lima, da Congregação dos padres Teatinos. O encontro foi vivenciado por momentos de reflexão, deserto, silêncio, adoração e profundos momentos de oração na busca de retornar àquele primeiro encontro com o Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os seminaristas que estão cursando Teologia, fizeram retiro no Mosteiro Nossa Senhora das Graças em Belo Horizonte. O contato com as monjas, a oração, a contemplação, a acolhida, o sorriso, o toque do sino tudo isso nos ajudou a entrar no íntimo de nós mesmos, para ouvir a Deus que sempre se comunica conosco. Ele é nosso grande amigo. “Não se esqueçam de ter Jesus Cristo como o melhor amigo de vocês”, disse a irmã Felicidade, monja que acompanhou durante nosso período de retiro.

Os seminaristas refletiram a vocação que Deus os faz. “Ele nos chama para uma missão, mais particularmente para a vocação e missão do sacerdócio. E para cumprirmos bem esse chamado temos que nos aproximar de Jesus, Nosso Senhor, temos que a cada dia mais nos entregar a Ele. A vocação ao sacerdócio comporta a luta diária por servir a Deus e ao próximo da melhor maneira possível.” – disse o seminarista Francis Regis Almeida que completou:

“Nesse sentido, no retiro, nos foram apresentadas algumas armas espirituais para mais perfeitamente nos unirmos a Deus: a participação na Santa Missa, a adoração ao Santíssimo Sacramento, a meditação da Palavra de Deus, o silêncio orante e a perene devoção e amor à Nossa Senhora. Com todas essas riquezas voltamos para o seminário para que cheios da graça de Deus experimentemos a misericórdia de Deus em todos os instantes de nossa vida para discernirmos com sabedoria o que Deus deseja de nós, por que: “o discernimento é uma luz que dissolve a escuridão, afasta a ignorância e alimenta as virtudes” (CATARINA, 2016, p. 48)[1]. Que Deus nos ajude a cumprir esse bom propósito, para que um dia sirvamos humildemente a Ele e a Santa Igreja, mãe e mestra de nossas vocações.

Fonte: Seminário Diocesano São José

Foto de perfil de Dom Marco Aurélio