Seminário Propedêutico

O seminário é indispensável na Diocese. Sua finalidade é a formação dos futuros pastores de almas a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, mestre, sacerdote e pastor, que ele existe. Nele, os aspectos da formação espiritual, intelectual e disciplinar devem caminhar juntos, a serviço da finalidade pastoral, em vista das quais diretores e professores devem atuar de maneira ativa e coordenada, seguindo fielmente as orientações do bispo. Por isso, o seminário é o coração da Diocese e todos devem ajudá-lo com toda boa vontade. As etapas que acompanham a vida do futuro padre na Diocese de Itabira / Coronel Fabriciano são: Propedêutico, Filosofia e Teologia.

O Seminário Propedêutico, funciona na cidade de Itabira, sob a direção de Pe. Marcio Soares. É o primeiro passo para a formação de um padre. O dia a dia dos seminaristas é composto por oração pessoal e comunitária, incluindo a récita da Liturgia das Horas, Santa Missa, trabalhos em equipe e estudo. Descobre-se neste período a importância da direção espiritual, das amizades sinceras, do espírito de superação e de crescimento nas virtudes, além do comprometimento e transparência para continuar a discernir o chamado de Deus.

Afinal, o que é vocação?

Se pegarmos o dicionário, encontraremos a seguinte descrição: “Ato de chamar”- Aurélio. De fato, tratando-a como vocação específica – neste caso a vocação sacerdotal – podemos dizer que ela é um diálogo, onde Deus chama e alguém responde.

Isaias, Jeremias, Samuel e tantos outros do Antigo Testamento foram chamados por Deus. Pedro, João, André e os demais discípulos foram chamados por Cristo. Nós, vocacionados ao sacerdócio, sentimo-nos chamados por esse mesmo Cristo, para darmos continuidade a sua missão.

É neste processo de formação que, a cada dia, buscamos responder com amor e solicitude a esse chamamento. Em João 15, 16, Jesus nos diz: “Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi”. Estas palavras levam-nos a contemplar as maravilhas do Senhor. Ele escolhe cada um de nós para confiar uma missão, não segundo os nossos méritos, mas segundo a sua vontade.

“O caminho faz-se caminhando” disse Fernando Pessoa. Para nós, esse caminhar é um verdadeiro canto de esperança, e a chegada é o verdadeiro encontro de amor. (Texto: Seminaristas Propedeutas 2014 – Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano)

Pe. Márcio Soares
Formador do Seminário Porpedêutico e Responsável pela Pastoral Vocacional Específica

Contato: (31) 3831-6207.