SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO CURA D’ARS

O seminário é indispensável na Diocese. Sua finalidade é a formação dos futuros pastores de almas a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, mestre, sacerdote e pastor, que ele existe. Nele, os aspectos da formação espiritual, intelectual e disciplinar devem caminhar juntos, a serviço da finalidade pastoral, em vista das quais diretores e professores devem atuar de maneira ativa e coordenada, seguindo fielmente as orientações do bispo. Por isso, o seminário é o coração da Diocese e todos devem ajudá-lo com toda boa vontade. As etapas que acompanham a vida do futuro padre na Diocese de Itabira / Coronel Fabriciano são: Propedêutico, Filosofia e Teologia.

O Seminário Propedêutico Cura D’ars, funciona na cidade de Itabira, na Casa de Formação São João Maria Vianney, sob a direção de Pe. Márcio Soares. É o primeiro passo para a formação de um padre. O dia a dia dos seminaristas é composto por oração pessoal e comunitária, incluindo a récita da Liturgia das Horas, Santa Missa, trabalhos em equipe e estudo. Descobre-se neste período a importância da direção espiritual, das amizades sinceras, do espírito de superação e de crescimento nas virtudes, além do comprometimento e transparência para continuar a discernir o chamado de Deus.

Formador: Pe. Márcio Soares

Endereço: Rua Monsenhor Felicíssimo, 24
Centro, Itabira-MG – CEP: 35900-000
Contato: (31) 3831 – 6207

SEMINÁRIO DE TEOLOGIA E FILOSOFIA SÃO JOSÉ

O seminário de Filosofia e Teologia, funciona na capital Belo Horizonte, e abriga a casa de formação São José. Nesta etapa, os seminaristas estudam Filosofia e Teologia, na PUC Minas. Conforme diz o formador do seminário, Pe. Márcio Soares, é nessa etapa do processo de formação que, a cada dia, os seminaristas buscam responder com amor e solicitude ao chamado de Cristo.

Reitor: Pe. Francisco Neto Guerra
Endereço: Av. Itaú, 454