Notícias da Diocese

Semana de integração 2019

Durante os dias 21 a 25 de janeiro, nós seminarista da Diocese de Itabira-Cel Fabriciano nos reunimos no sítio Santo Antônio, em Santa Maria de Itabira, para mais um momento de integração entre os formandos das duas casas de formação, propedêutico de Itabira, Filosofia e teologia de Belo Horizonte, juntamente com o reitor do seminário, Padre Francisco Guerra.

Durante essa semana tivemos vários momentos de espiritualidade, com a oração diária da santa Missa e também a oração da liturgia das horas, momentos importantes que sempre nos mantêm em comunhão uns com os outros e também com Deus. Participamos de diversos momentos comunitários durante a tarde e a noite, envolvendo momentos de descanso, brincadeiras, jogos, piscina e uma animada gincana.

Durante esses dias, dispusemos de momentos formativos assessorados pelo Padre Francisco, onde refletimos sobre: o carisma do padre diocesano e como devemos proceder diante da Igreja e dos cuidados que precisamos ter com o povo de Deus. Utilizamos o fragmento de um livro: “FORMAR-NOS E FORMAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS”, como texto base para a nossas reflexões.

Assim sendo, compreendemos que a espiritualidade do padre diocesano está profundamente ligada à caridade pastoral ensinada por Jesus, o Bom Pastor, e também as características específicas da Igreja Particular na qual estamos incardinados. Para tanto, o padre poderá contar com o auxílio – materno e constante – da Virgem Maria. Ela, como mãe e mestra, apresenta Jesus, fundamento e fim de toda vocação na Igreja.

Contamos com a presença do padre Elson Vital, que apresentou a estrutura e dinâmica da missão que realizar-se-á em São domingos do Prata, em vista da ordenação diaconal de Adriano e Ludugerio, no dia 02 de fevereiro de 2019.

Dom Marco Aurélio, nosso bispo diocesano, nos visitou na quarta-feira, dia 23, e enriqueceu muito nosso encontro com suas partilhas e experiências. Junto com ele, Padre Márcio soares, formador do propedêutico, nos visitou, e disse palavras de esperança e alegria pelo início do ano formativo.

A família Bretas esteve presente na missa presidida por Dom Marco. Dom Marco agradeceu a eles por sempre abrirem as portas de sua casa para nossos momentos de integração e formação e por sempre contribuírem para a formação dos padres em nossa diocese.

Foram dias muito enriquecedores de formação e integração entre nós seminaristas, formadores, reitor e bispo. Dias em que unimos espiritualidade, formação e diversão, momentos importantes para a vida e formação do padre diocesano, que é tirado do meio do povo e é formado para estar junto do povo, levando a boa nova do evangelho a todos.

Aproveitamos esses dias para um descanso, para podermos retornar renovados para mais um ano de formação em nossas casas de Itabira e Belo Horizonte. Encerramos nossa semana lembrando de Nossa senhora, modelo de servidora missionária, em quem nós devemos nos espelhar para sermos mais conformes a Jesus, cabeça e guia da Igreja.

Como de costume, anualmente são formados os grupos de vida, que tem por objetivo promover a fé e a maturidade cristã do seminarista, criar um ambiente harmônico de oração, formação de opinião, estudo e serviço, para que futuramente sejam promotores da vida fraterna.

Este ano foram criados quatro grupos de vida, sendo três na casa de formação situada em Belo Horizonte e um na casa de formação situado em Itabira. Cada grupo possui um santo padroeiro e um seminarista líder. Inspirados pelo Espírito de Deus concluímos que “comunidade” não é lugar de refúgio, mas um caminho onde Cristo nos guia para a perfeição que lhe agrada. Agradecemos a toda equipe de formação por proporcionar a todos nós esses momentos para melhor nos formarmos.

Deus seja louvado pelo dom da vocação. São José, rogai por nós!

Fonte: Seminário diocesano São José

Atividades

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹maio 2019› »