Reunião Solene e Santa Missa em comemoração aos 50 anos de Renovação Carismática no Brasil

Uma sessão solene na Câmara Municipal de Ipatinga (MG) na sexta-feira, dia 12 de julho de 2019, relembrou os 50 anos da RCC – Renovação Carismática no Brasil. A iniciativa foi do Vereador Avelino Ribeiro da Cruz, membro ativo desse movimento há muitos anos.

Presentes à cerimônia, entre outros, o Presidente daquela casa legislativa, vereador Jadson Heleno Moreira; vereadores; o Pe Aloísio Vieira – Vigário Geral da Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano, representando o Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti; representantes do comércio e indústria local e um grande número de populares.

Após os procedimentos de praxe o Cerimonial lembrou a história da RCC, que nasceu nos Estados Unidos em meados de 1967. No Brasil, sua origem deu-se na cidade de Campinas (SP), por intermédio dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty.

Em Ipatinga, o movimento chegou em 1982, através de Clara Maria da Costa, que morava em Belo Horizonte (MG) e participava de um Grupo de Oração chamado Servos do Senhor. Ela sentiu a necessidade de trazer essa graça para Ipatinga. No bairro Horto, ela fundou o Grupo de Oração Nossa Senhora da Esperança, que por dois anos reunia-se na casa de Dona Helence Ruiz.

Um vídeo foi exibido contando a história dos 50 anos da RCC no Brasil. Em seguida o Presidente da Casa, Vereador Jadson Heleno saudou os presentes e parabenizou o vereador Avelino Cruz pela iniciativa de solicitar a sessão solene.

Vários pronunciamentos foram feitos, entre eles o Pe Aloísio Vieira que destacou “que todo cristão faz parte do povo de Deus pelo batismo. E como membros desse povo, temos missões e trabalhos específicos, guiados pelo Espírito Santo, cada um é direcionado para sua vocação: vida religiosa, sacerdócio, etc. Sem a ação do Espírito Santo, não se realiza nada e nenhuma pastoral demonstrou essa abertura à intervenção do Espírito Santo melhor que a RCC”, concluiu.

Logo após a Sessão Solene na Câmara Municipal de Ipatinga, uma Santa Missa foi celebrada pelo Pároco da Paróquia de Santana do Paraíso (MG), Pe Willian Luciano Pires, na Igreja Matriz da Paróquia Cristo Rei, no Centro da cidade.

Pastoral da Comunicação
Texto: Dener Augusto Dias Martins
Fotos: Dener Augusto Dias Martins e Gabinete do Vereador Avelino Ribeiro da Cruz
Revisão: José Aparecido Souza