Reunião preparatória para a IV Romaria das Águas e da Terra

Nesta quarta-feira, 13/03, a Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira, recebeu representantes das dioceses e arquidiocese da província eclesiástica de Mariana. O encontro objetiva a organização e preparativos para a IV Romaria das Águas e da Terra que será realizada no dia 2 de junho, no município de Itabira.

A expectativa é de que o público participante gire em torno de 7 mil pessoas, podendo ultrapassar este número. Para receber tantas caravanas, é preciso toda uma logística que tem envolvido diversos organismos da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

A primeira parte da reunião foi realizada com representantes das três Regiões Pastorais da diocese. Momento em que foram feitos vários apontamentos sobre como será a participação de cada uma das regiões, bem como das paróquias que as compõem.

O local destinado à Romaria ainda não está completamente definido. Representantes da coordenação do evento vão visitar algumas áreas e estudar a viabilidade técnica e humana antes de “baterem o martelo”. A Paróquia Nossa Senhora da Piedade irá receber oficialmente a Romaria. Portanto, o local a ser definido deve estar nas proximidades da circunscrição desta paróquia.

A segunda parte do encontro envolveu, também, representantes das dioceses de Governador Valadares, Caratinga e Arquidiocese de Mariana.

Outras dioceses, ao longo da Bacia do Rio Doce, também foram convidadas a participar desta caminhada que é um grito de socorro e alerta pela “Casa Comum”, bem como o desejo de justiça pelas vidas perdidas no percurso da lama, pelos rios, sonhos e dignidade de várias famílias soterradas pelo rejeito de minério.

Após o desastre de Mariana, e mais recentemente o de Brumadinho, as discussões sobre a mineração, barragens de rejeito e impactos ambientais aceleram e esquentam os debates para a Romaria.

O material de divulgação e chamada da IV Romaria já está sendo preparado. O cartaz foi apresentado na manhã desta quarta-feira: “Bacia do Rio Doce, Nossa Casa Comum”. “Vão-se os bens da Criação, ficam miséria e destruição! E agora José?”

Outras reuniões acontecerão ao longo do próximos meses.

Pascom – Paróquia Nossa Senhora da Saúde

« ‹abr 2019› »