Reta final da preparação para a IV Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce

Foi realizado na última terça-feira (8 de maio), no Salão Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Itabira (MG), a última reunião ampliada em preparação para a IV Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Foi debatido sobra a infraestrutura, missões, comunicação e toda mística e liturgia durante reunião.

O encontro foi coordenado pela Ir. Sílvia A. Batista, FSCJ – Secretariado do Regional I e contou com a presença do Pe. Francisco Cesar – Paróquia Nossa Senhora da Piedade (anfitriã); Pe. Márcio Soares – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Catedral; Pe. Uildes Flávio de Assis – Vigário Episcopal da Região Pastoral I; Pe. João Batista, CICM – Pároco da Paróquia Santo Antônio; Pe. Marco José de Almeida – Vigário Episcopal da Região Pastoral II, Pe. Nelito Dornellas, Pe. João Batista, Pe. Marcelo M. Santiago, Pe. Ernesto, Pe. Zé Maria (Diocese de Guanhães), Diácono Adriano Mendes, Diácono Permanente Geraldo Evangelista, representantes da comissão de Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana (MG) e lideranças das paróquias de Itabira, das regiões pastorais da Diocese, do MAB e da Cáritas.

A romaria terá como tema: “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e lema: “Vão-se os bens da criação, ficam miséria e destruição. E agora, José”. A IV Romaria a acontecer no dia 2 de junho de 2019, na Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, na cidade de Itabira, data próxima do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é um momento muito oportuno para fazer um trabalho de conscientização sobre o meio ambiente e especificamente a Bacia do Rio Doce. Essa Romaria é um grito profético, de cobrança, compromisso e de uma corresponsabilidade compartilhada para que juntos possamos achar caminhos para salvar a vida da Bacia do Rio Doce. É um grito por Mariana, Brumadinho, Barão de Cocais… Itabira e região.

Como cristãos temos de nos unir as autoridades civis, as entidades representativas da sociedade para que se crie um novo modelo econômico, sustentável, com uma política ambiental comprometida com a vida, que não somente vise lucro, e também uma nova legislação que garanta com máxima segurança que desastres como os citados não se repitam.

Na programação da romaria, está previsto uma Semana Missionária, de 27 de maio a 1 de junho, onde acontecerão momentos de formação, visitas as famílias, reuniões, celebrações nas comunidades e momentos culturais.

Que ao celebrarmos a IV Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, na cidade de Itabira, sejamos inspirados a seguir na missão de regenerá-la.

Que sob a proteção da Mãe e Padroeira, a Senhora Aparecida e de São Francisco de Assis, Patrono da Ecologia, em toda extensão de nossa Bacia do Rio Doce, possa ressoar, num só brado, o clamor profético em defesa da vida, da justiça e do direito, anunciando tempos novos em que os bens da criação permaneçam e a miséria e a destruição não mais imperem; onde a vida esteja em primeiro lugar.

Por Ana Maria Sena

« ‹ago 2019› »