Notícias da Diocese

Regional II realiza seminário: “Bacia do Rio Doce: nossa Casa Comum!”

Aconteceu  no último sábado (9/2), de 8 às 16 horas, na ARPAS, em João Monlevade, o Seminário “BACIA DO RIO DOCE: NOSSA CASA COMUM!”, Os bens da criação se vão, ficam a miséria e destruição. E agora José?
O Seminário que convocou a Região Pastoral II da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, reuniu cerca de 50 pessoas, representantes de pastorais, movimentos e serviços, Cáritas Diocesanas, estudantes da UFOP, UEMG, bem como sindicatos, partidos políticos, associações e entidade em defesa do meio ambiente.  Pe. Marco José, vigário Episcopal da Região Pastoral II, assessor da comissão de meio ambiente, Pe. Carlos Jorge Teixeira, Pe. Julio Martin Abad e Diácono Geraldo Evangelista.
O evento contou com momentos formativos, espaço de debate e construção da 4ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, promovido pela Comissão de Meio Ambiente da Diocese de Itabira Coronel – Fabriciano, parte integrante da Comissão de Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana e do Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Doce. A assessoria foi do ambientalista Gustavo Gazinelli, jornalista e ambientalista com participação em movimentos sociais e atividades como conselheiro, representante de organizações da sociedade civil, no Conselho Estadual de Recursos Hídricos e, até recentemente, em câmaras técnicas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Assessora atingidos por grandes projetos de mineração e tem organizado representações junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal. Gustavo explanou sobre Sistema Minerário, as Barragens de Rejeito em nossa região e impactos ambientais das mesmas… momento de muita participação e inteiração entre os participantes. Mostrou a importância de nos aprofundarmos bem sobre as leis e a mineração, a fim de termos embasamento Para confrontar as empresas em defesa de nossos direitos e territórios. Foi encaminhado pensarmos e agirmos de forma suprapartidária, tendo em vista o bem comum, formar uma comissão regional para articular e fortalecer as ações de conhecimento e monitoramento das barragens na região. Elaborar uma carta de princípios deixando bem claro que determinados territórios tem de ficar livres da mineração para que possam ser preservados… E aqueles onde a Mineração já se instalou intensificar a fiscalização e cobrança da responsabilidade com o meio ambiente e a vida de modo integrado. Pontuou sobre Desenvolvimento X Governança X Licenças ambientais… Padre Mirim trabalhou a mística das Romarias, ajudando-nos a rezar a dor e fortalecer a fé e esperança em meio as constantes agressões sofridas por nossa casa comum pela exploração desenfreada que em busca do lucro tem provocado inúmeras tragédias e crimes que faz com que nosso estado chore lama… Tudo está interligado, como se fossemos um, tudo está interligado nesta casa comum…
“Quando o capital se converte em ídolo e dirige as opções dos seres humanos, quando a avidez pelo dinheiro tutela todo o sistema socioeconômico, arruína a sociedade, condena o homem, transforma-o em escravo, destrói a fraternidade inter-humana, coloca povo contra povo e, como vemos, até põe em risco esta nossa casa comum”. Papa Francisco

Por Ana Maria Sena

Atividades

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 
 « ‹fev 2019› »