Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano se prepara para a IV Romaria das Águas e da Terra

Seminário de preparação aconteceu em Itabira, neste sábado (09);
Barragens da região causa insegurança na população.

Aconteceu neste sábado (09) o seminário regional em preparação a IV Romaria das Águas e da Terra da bacia do Rio Doce, no Centro de Pastoral Madre Maria de Jesus, no Bairro Bela Vista, em Itabira. A romaria acontecerá no dia 02 de junho deste ano e traz como tema Bacia do Rio Doce, nossa casa comum e o lema: Vão-se os bens da Criação, ficam miséria e destruição!

Após os crimes da mineração em Mariana e Brumadinho, a população de Itabira se preocupa com a situação da cidade, que é rodeada por grandes de barragens. O seminário teve a assessoria de Maria Teresa Corujo (Teca), ativista ambiental do Movimento pelas Águas e Serras de Minas Gerais, e Padre Mirirm.

Teca, como é conhecida, expôs o conhecimento e a experiência da histórica oposição a atividade minerária predatória no estado em uma roda de conversa com os participantes do seminário. A ambientalista apontou três pontos importantes e latentes sobre as barragens em Itabira: o rejeito e o líquido nas barragens, que podem ocasionar movimentação dentro do empreendimento e provocar um rompimento, a população que vive a baixo da barragem e o modelo de mineração.

Em Itabira existe uma das maiores barragens do mundo, que comporta cerca de 200 milhões de m³ de rejeitos em modelo jusante. O Comitê de Meio Ambiente da Regional, esteve presente e irá encaminhar alguns documentos para as autoridades competentes para que sejam garantidas a segurança plena das barragens, uma vez que as populações que estão próximas as barragens estão amedrontadas com riscos de novos rompimentos.

Atividades em grupos fizeram parte da programação do Seminário, que fez paralelos de passagens bíblicas com temas atuais voltados as mazelas mineração deixadas para população. Esteve presente no Seminário representantes de entidades e cidades da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano.

• IV Romaria das Águas e da Terra da bacia do Rio Doce

A Romaria das Águas e da Terra da bacia do Rio Doce envolve as dioceses de Mariana, Caratinga, Itabira/Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Guanhães e das dioceses capixabas de Vitória, Colatina e São Mateus, trazem lutas e nossas esperanças pela justiça plena.

« ‹jun 2019› »