Região Pastoral III Celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais

A PASCOM, Pastoral da Comunicação da Região Pastoral III da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano, celebrou no sábado, dia 12 de maio, o Dia Mundial das Comunicações Sociais, DMC, antecipando-se ao domingo, dia 13, quando a Igreja celebra a Ascensão do Senhor (At 1, 1- 11). A igreja atrela as duas celebrações por entender a Ascensão do Senhor como a forma de comunicação mais explícita entre o Pai e nós, seus filhos.

O evento  foi iniciado no Salão São Geraldo, anexo à Co-catedral de São Sebastião em Coronel Fabriciano, culminando na Santa Missa celebrada, especialmente neste dia, pelo bispo emérito Dom Odilon Guimarães.

Peterson Machado e José Aparecido acolheram os presentes e deram início às atividades. Pe. Gabriel Guarnieri presidiu o Ofício do Comunicador. Em sua homilia enfatizou a importância do trabalho comunicacional na Igreja como missão de levar a boa nova de Nosso Senhor Jesus Cristo bem como a vida da Igreja a todas as pessoas. A Igreja missionária que sai a difundir a fé além das fronteiras do templo.

Dando seguimento, o comunicador católico da Pascom e membro da Ordem dos Carmelitas Descalços (OCDs), Francisco Sena, abordou o tema das Fake News, analisando as pistas de como identificar uma notícia falsa. Ele também sugeriu alguns sites de órgãos governamentais que identificam se a notícia é falsa.

Finalizando a formação, os comunicadores e convidados realizaram um estudo da Carta do Papa Francisco  para o Dia Mundial das Comunicações Sociais lançado em 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas,  intitulado “Fake News e Jornalismo de Paz” cujo tema é “A verdade vos tornará livres.” (Jo 8,32). Após o estudo, os presentes puderam apreciar um momento cultural, com voz e violão de Roberto Nogueira, ao som da MPB. Em seguida houve um momento de confraternização.

Finalizando as atividades os agentes da Pascom se dirigiram à Co-catedral de São Sebastião para participar da Santa Missa presidida especialmente neste dia por Dom Odilon Guimarães. O bispo emérito, em sua homilia destacou a importância do trabalho Pastoral na evangelização.

Pascom
Fotos e Texto: Meire Lúcia