19 de março de 2024

Região Pastoral 3 da Diocese de Itabira Cel. Fabriciano realiza encontro com os colaboradores e colaboradoras paroquiais.

16/02/2023 . Notícias da Diocese

Tendo como base o tema: “Diocese na Ação Evangelizadora e Pastoral” e o lema “E a relação com a Paróquia” foi realizado no dia 14 de fevereiro de 2023 no Centro Pastoral Cristo Redentor (CPCR), Paróquia Cristo Redentor em Ipatinga MG, encontro com as/os secretárias e secretários paroquiais.

Assessorada pelo Pe. Efferson Dionísio Ramos Andrade – Vigário Judicial e pelo Pe. Adriano Mendes de Pinho – Chanceler e Moderador da Cúria Diocesana, essa formação contou também com a participação das colaboradoras da Cúria e da Câmara Eclesiástica: Diolina Vicentina Teixeira, da Sub-Cúria Diocesana – Coronel Fabriciano,Ir. Sílvia A. Batista, FSCJ, secretaria da região pastoral 1 e de Edna Aparecida de Oliveira, secretária do Regional 3.

Esse encontro de formação iniciou as 08h00 com a Santa Missa presidida pelo padre Uíldes Flávio Assis, pároco da Paróquia Cristo Libertador  e Coordenador de Pastoral da Região 3, cocelebrada pelo Pe. Justino Munduala Tchiwala, CICM, anfitrião e pelo seu vigário paroquial padre Pe. Armand BILI ELIWO, CICM. As atividades iniciaram após o  café da manha. A metodologia utilizada foi o trabalho em grupo e plenárias. As atividades foram concluídas as 16h30.

Essa formação surge para ajudar e orientar a necessidade de se acolher com mais qualidade e de forma pastoral as pessoas que procuram nossas paróquias, assim como garantir maior qualidade na gestão, organização e preenchimento dos processos que são de responsabilidade das paróquias, além de propiciar uma formação para os secretários paroquiais numa perspectiva cristã e humanista.

Com a certeza de que a Secretaria Paroquial é uma importante porta de entrada da Igreja, por onde entram pessoas de diferentes culturas, procurando ser catequizadas, receber os sacramentos, serem acolhidas e orientadas, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano preparou essa formação, que mais a frente será repassada aos outros dois regionais, com um objetivo: criar unidade de informações e serviços prestados a este publico. Melhorando assim a  técnica e espiritualmente. Essa formação também pretende instruir e treinar os colaboradores sobre os diversos aspectos de atendimento e gestão dos serviços ofertados pela Igreja, que são serviços de evangelização e cura de almas.

Participaram deste encontro o Vigário Geral , padre Pascifal José do Nascimento e Pe. Cleverson Francisco da Silva Pinheiro, Vigário Paroquial – Paróquia São José e Assessor Diocesano das Novas Fundações.

Vilton cantarino Silva – Pastoral da Comunicação.