19 de março de 2024

Região Pastoral 1 celebra festa de Cristo Rei e Abertura do Ano Vocacional

21/11/2022 . Notícias da Diocese

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Distrito de Itabira, acolheu durante a tarde do dia 20 de novembro, a celebração regional da Solenidade de Cristo Rei do Universo e Dia dos Cristãos Leigos(as) com a abertura do 3º Ano Vocacional. Após terem sido acolhidos no Centro de Tradições, os fieis seguiram em procissão, levando a imagem de Cristo Jesus, para a Igreja Matriz onde, após a acolhida do Pe. Adriano Mendes de Pinho, administrador paroquial, participaram de uma pequena palestra sobre o Ano Vocacional que será celebrado na Igreja do Brasil de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023 com o tema “Vocação: Graça e Missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), realizada pelo Diácono Transitório William Moreira Paulino, assessor diocesano da Pastoral Vocacional.

Com a presença de muitos fieis representando as 14 paróquias da Região Pastoral 1, padres, diáconos (permanente e transitório), seminaristas, religiosas e candidatos ao diaconado permanente, a missa foi celebrada às 15h e foi presidida pelo Pe. Ueliton Neves, coordenador de pastoral da região 1.

Em sua homilia, ressaltou que a celebração deste dia nos leva a contemplar do Cristo Servo, nos motivando a fazer sempre da nossa vida, serviço. Agradeceu aos leigos e leigas que estão presentes nas diversas comunidades, pastorais, movimentos e serviços em nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano e são testemunhas do amor de Cristo a partir da experiência de fé e fidelidade à Palavra de Deus, levando esperança a tantos corações, servindo e contribuindo para a missão da Igreja.

Ao final da missa, Pe. Adriano Mendes de Pinho agradeceu a presença de todos e o Pe. Ueliton agradeceu ao Pe. Adriano e a toda comunidade paroquial pela acolhida e pela linda festa. Pe. Renato Menezes Cruz juntamente com alguns fieis da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itabira, entregou ao Pe. Adriano Mendes de Pinho e à comunidade local a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Esta imagem irão peregrinar todas as paróquias da região pastoral 1 até maio de 2024. Após peregrinar nas comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a imagem será levada e entre ao Pe. Sérgio Henrique Gonçalves e aos fieis da Paróquia Nossa Senhora das Oliveiras, em Itambé do Mato Dentro, no dia 10 de dezembro, dando continuidade a peregrinação.

Após a Missa, todos os fieis foram convidados a participar de um delicioso lanche, servido no pátio da igreja e no salão paroquial.

Confira algumas fotos deste dia:

Texto e fotos: Coordenação Regional 1 da Pascom