Igreja no Mundo

Recife recebe de 7 a 10 de setembro o 4º Congresso Missionário Nacional

Brasília (RV) – Recife recebe de 7 a 10 de setembro o 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN), que deverá reunir 700 participantes de todo o Brasil, entre coordenadores de conselhos missionários, bispos, padres, religiosos, seminaristas e convidados.

O objetivo encontro – promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a Arquidiocese de Olinda –  é impulsionar a Igreja no Brasil para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo.

O Congresso terá lugar no Colégio das Damas, bairro das Graças, zona norte da capital pernambucana e servirá de preparação para o V Congresso Missionário Americano (CAM 5) em julho de 2018 na Bolívia.

As inscrições já foram feitas por meio dos Conselhos Missionários Regionais (Comires).

A programação inclui testemunhos, oficinas, celebrações e cinco conferências:

– Sinodalidade (Dom Sergio da Rocha, cardeal arcebispo de Brasília – DF e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB);

– Comunhão (Lúcia Pedrosa Pádua, doutora em teologia pela PUC-Rio e professora na mesma Universidade);

– Alegria do Evangelho (Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba – PR e presidente da Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética da CNBB)

– Testemunho e Profetismo (Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho – RO e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

– Igreja em saída na perspectiva ad gentes (Pe. Estêvão Raschietti, missiólogo, missionário Xaveriano).

Durante o Congresso será lançada a Campanha Missionária 2017.

Semana Missionária

Com o objetivo de acender no coração da Arquidiocese o ardor missionário, irá se realizar em seus Vicariatos, de 1º  a 6 de setembro, dias que antecedem o Congresso, uma “Semana Missionária” organizada pelo Conselho Missionário Diocesano (Comidi).

Além dos missionários e missionárias locais, poderão participar dessa Semana Missionária, os delegados de todo o Brasil para o 4º CMN, se puderem antecipar sua viagem à Recife. É necessário apenas comunicar essa participação na própria ficha de inscrição.

(Pontifícias Obras Missionárias)

Fonte: Rádio Vaticano