Pastoral Familiar Estuda Método Billings em Ipatinga

Foi realizada, no dia 06 de marco de 2017, no salão paroquial Padre José Miranda, na paróquia N. S. Aparecida, em Ipatinga, uma palestra com Heloisa Pereira, vice presidente da CENPLAFAM – entidade que rege o Método de Ovulação Billings no Brasil, com a finalidade de orientação aos agentes de Pastoral Familiar, especificamente aqueles que trabalham na preparação de noivos.

Com o tema de Paternidade Responsável, foram refletidos assuntos como a convivência da família a administração dos conflitos, criação e planejamento familiar, influência social na vida conjugal  quanto à quantidade de filhos, a fertilidade da mulher como geradora de filhos e formação de vida.

Heloisa orientou sobre a importância das preparações de noivos serem mais longas e educativas, abordando principalmente o tema sobre o Método Billings, esclarecendo sobre a importância na geração dos filhos e na vida conjugal gerando harmonia  através do diálogo e do amor.

Heloisa também fez sugestão para os agentes de pastoral estudem a Encíclica do Papa Paulo VI – Humanae Vitae, onde ele diz que a ciência deve estar do nosso lado e não gerando a destruição da família e a manipulação da vida.

Depois de explicar detalhes da criação do Método Billings, a orientadora concluiu dizendo que no matrimônio, o amor conjugal ordena sob o aspecto unitivo e procriativo, vivendo a fecundidade como dom na transmissão da vida, sendo esta a finalidade do Sacramento do Matrimônio, ser FECUNDO.

Fonte: Pastoral da Comunicação – Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano
Texto :Maurilio Siqueira / Josine Fraga