25 de abril de 2024

Pastoral do Surdo faz reunião para esclarecer demandas

05/05/2023 . Notícias da Diocese

Na sexta-feira, 5 de maio, o Assessor Diocesano da Pastoral do Surdo, o Diácono Geraldo Evangelista, juntamente com o Seminarista Paulo Leal, a primeira secretária da Caritas Ana Maria de Sena, a comunicadora da Caritas Regiane Ferreira e a Assistente Social da Caritas Raquel Andrade, realizaram uma reunião a fim de esclarecer algumas demandas de ordem prática da Pastoral do Surdo.

Na oportunidade, foi apresentado o projeto desta pastoral, realizado no ano de 2022, pelo seminarista Paulo Leal. Neste projeto, há uma sugestão de que a Diocese ofereça um curso de Libras aos surdos para alfabetizá-los em sua língua primeira, a Libras. De modo que consiga também mais recursos humanos para atuar junto à pastoral.

Na reunião, ficou acordado que o Diácono Geraldo Evangelista redigirá uma carta, que será assinada por ele e pelo Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, para que os padres da Diocese identifiquem dados importantes a serem por eles apresentados na reunião do clero dos regionais no mês de junho, os quais informarão a quantidade e a existência dos surdos num âmbito paroquial.

Ana Maria ressaltou a importância de buscar parcerias com as faculdades presentes no território da Diocese. Também ficou acordado entre as secretárias da Caritas o compromisso de redigir um projeto para conseguir, no próximo ano, um curso de Libras oferecido pela Diocese nos três regionais.

Todos ficaram bastante entusiasmados e trouxeram novas ideias para somar à proposta. Concluímos a reunião tendo ciência de que o curso de Libras, oferecido pela Diocese, facilitará a comunicação e proporcionará uma maior acessibilidade na evangelização, transformando-se, assim, num grande testemunho da Diocese de compromisso social.