Comissão de Justiça e Paz

A Comissão Justiça e Paz da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano, instituída a partir de Assembleia Diocesana, realizada no período de 17 a 19/11/2000, possui registro civil cartorial de Pessoas Jurídicas de Itabira, sob nº 3577, livro A-10, fls 171 em 18/06/2001. Primeira reforma de seu Estatuto sob o nº 4.191, livro A-11, fls. 34 em 12/01/2004. Reconhecimento de Utilidade Pública Municipal em 29/03/2006. Constituída Centro Diocesano de Estudos e Ação, tendo como referência a Carta de Princípios da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, é órgão subsidiário do Conselho Pastoral Diocesano – COPADI, inspirada na Comissão Pontifícia Justiça e Paz – Seção Brasileira. Segunda reforma e aprovação de seu Estatuto em 21/10/2009. Realiza seu objetivo na integração com as demais instituições da Igreja e Sociedade com as quais se relaciona, faz parcerias e busca consertos em prol da promoção dos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Ambientais e Culturais, sempre na perspectiva estratégica, de mudanças estruturais.

É organizada por núcleos nas regiões pastorais: Região I- Sede no município de Itabira, Estado de Minas Gerais, Rua Santinho Linhares, 71, Bairro Hamilton, CEP: 35.900-383, abrangência nos municípios- Itabira, Distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, Bom Jesus do Amparo, Itambé do Mato Dentro, Passabém, Santa Maria de Itabira, São Sebastião do Rio Preto. Região Pastoral II- Com endereço de referência no Município de João Monlevade, estado de Minas Gerais, Rua Pe. Hidelbrando de Freitas, 135, Vila Tanque, CEP: 35930-439. Com abrangência nos municípios- João Monlevade, Alvinópolis, Bela Vista de Minas, Dionísio, Nova Era, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata, São José do Goiabal e São Gonçalo do Rio Abaixo. Região Pastoral II- Com endereço de referência no município de Ipatinga, Estado de Minas Gerais, na Rua Quebec, 226, Bairro Bethânia, Ipatinga, CEP: 35164101. Com abrangência nos municípios-Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, Jaguaraçu, Marliéria, Belo Oriente, Mesquita, Santana do Paraíso.

Constituída por: Secretário Executivo e Subsecretário Executivo(a nível diocesano); sete membros efetivos, sete membros suplentes em cada regional. Um assessor especial e ou consultor em cada núcleo regional. Os membros efetivos e suplentes, bem como os consultores ou assessor especial e também o Subsecretário, são indicados pelo Secretário Executivo e este é nomeado pelo Bispo Diocesano, este,considerado “Membro de Honra”. As nomeações ocorrem através de atos administrativos de competência do Bispo diocesano.

Pe. Daniel Rillera Orpilla,CICM é o Secretário Executivo, desde o início e em conformidade com o Estatuto e anuência dos membros efetivos, suplentes e o próprio Bispo foi reconduzido à função ao longo dos anos. Aguarda a realização da assembleia diocesana 2014 para de acordo com a definição do atual Bispo deixar ou continuar na função.