Artigos de Formação

Pascom e Evangelização

Proclamar o Evangelho de Jesus Cristo, por meio do serviço, do diálogo, do anúncio e do testemunho de comunhão, promovendo a dignidade humana, renovando a comunidade, formando o povo de Deus e participando da construção de uma sociedade justa e solidária. Este é o objetivo existente em toda ação pastoral realizada pela nossa Igreja.

Para compreender o papel da Pascom, precisamos rever as atribuições missionárias e pastorais. A nossa Igreja busca realizar a sua ação através de três funções pastorais: a profética, que abrange as diversas formas de ministério da Palavra de Deus, como evangelização, catequese e homilia; a litúrgica, referente à celebração dos sacramentos, sobretudo a Eucaristia; e a social, que diz respeito à solidariedade com os mais pobres. Assim sendo a Pascom permeia todas as funções, auxiliando as pastorais no desenvolvimento comunicacional das suas atividades.

A CNBB define a Pascom como “a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais”.

A comunicação está presente em todas as relações. Saber o que comunicar, para quem e como, é essencial para o sucesso de qualquer ação pastoral. Por isso, é tão fundamental para a Igreja desenvolver a Pascom na paróquia e/ou diocese. Através dela, as demais pastorais ganham recursos para atingir seus objetivos.

A Pascom cuida da imagem institucional da paróquia, diocese, santuário assim como também da organização e divulgação das atividades pastorais. Também tem por missão promover a comunhão e um maior entrosamento entre as pastorais, movimentos e comunidades.

Venha você também fazer parte desta pastoral.
A Pascom evangeliza comunicando e comunica evangelizando!

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação

Clique aqui para postar seu comentário