Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Santa Maria de Itabira

Em busca de ouro e pedras preciosas, os bandeirantes iam palmilhando as montanhas e os sertões, descobrindo lavras, instalando fazendas, fundando povoados e colonizando a imensidão das Gerais.

Tomando como ponto de referência o Pico do Itambé, garimpeiros e fazendeiros foram chegando, e outras lavras, fazendas e povoados foram surgindo. Dentre eles, Santa Maria de Itabira, que teve o seu começo em meados do século XVIII, junto da fazenda de Francisco de Paula e Silva Santa Maria, considerado o fundador da cidade. O povoado foi crescendo em torno de uma capela, construída em louvor a Nossa Senhora do Rosário de Santa Maria de Itabira. O Decreto – Lei 1058 de 31 de dezembro de  1943 cria o município  como território desmembrado de Itabira.Santa Maria passa a ser cidade.

A PARÓQUIA

No século XVIII, diversos padres trabalharam na catequese dos índios que viviam nas redondezas dos rios Tanque e Santo Antônio, enfrentando doenças e implantando a civilização do branco.

Em 1864, o senhor Francisco Jácome – Juiz de Paz do distrito de Santa Maria,  em uma carta de informações ao Presidente da Comarca de Itabira diz o seguinte: Neste distrito tem uma pequena povoação, em um lugar, a capela e o cemitério.(…) As procissões são feitas pela boa estrada que passa pela porta da igreja de Santa Maria. Existem algumas casas simples, mas tudo tem atraso por falta de um sacerdote. Nessa carta, o redator pede a criação da paróquia. A capela foi ampliada a 15 de setembro de  1870.

A 1º  de abril de 1871, foi criada a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Santa Maria de Itabira, que pertencia à Arquidiocese de Mariana. Nessa época, era Bispo da Arquidiocese de Mariana Dom Antônio Viçoso. O arraial era descrito como tendo um adro em frente à porta principal da capela, com 150 palmos quadrados. Atrás da capela, outro largo com 100 palmos em quadro, o do lado de baixo, o terceiro largo com a mesma dimensão.

Inicialmente a paróquia pertencia à Arquidiocese de Mariana. Bispos da Arquidiocese: Dom Antônio Viçoso, Dom Silvério Gomes Pimenta, até 1922. Dom Helvécio Gomes de Oliveira, Dom Oscar Oliveira.

Em julho de 1965, durante o Concílio Vaticano II, foi criada a Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano.   A paróquia passou a pertencer à nova diocese.

ABRANGÊNCIA

A Paróquia de Nossa do Rosário de Santa Maria de Itabira, atualmente, abrange o Município de Santa Maria, num total de   509   quilômetros    quadrados   e 87, 788 quilômetros quadrados do Município de Antônio Dias. Limita-se com os municípios de Antônio Dias, Nova Era, Itabira, Itambé, Passabém e Ferros. O Pároco atende às comunidades de Hematita, Queiroz, Indaiá e Gongo, as quais pertencem ao município de Antônio Dias. No município de Santa Maria, atende às comunidades rurais de : Barro Preto, Baú Simão,Córrego da Lage, Cotovelo,Comandante, Cuité,Florença, Gomes, Itauninha, Macuco, Morro Escuro,Oriente, Pedras, Santa Cruz, São Pedro, Soares, Taquaraçu e Tatu. Atende às comunidades urbanas: Chaves, Centro, Lambari e Vila Marília. Pertencem à paróquia um total de 26 comunidades, sendo 4 urbanas e 22 rurais.

 FATOS E PERSONAGENS

Até o final do século XIX, a única religião praticada no distrito era a Católica. Já no século XX, chegou a Santa Maria o americano MR.Kulmann, para instalar a linha telefônica. Hospedava-se nas fazendas e, lá  nas fazendas, foi implantando a religião Metodista.

Em 1915, o Papa Bento XV, preocupado com  a Primeira Guerra Mundial que, conforme ele, lançou desolação  nas famílias, cidades e conturbou as nações, exortou os fiéis  que fizessem preces solenes para alcançar de Deus o término da guerra que cobria a Europa de sangue e lágrimas. E a paróquia atendeu ao pedido do Papa.

Padre José Martins preocupava-se com os problemas sociais. Fazia anotações de todas as despesas . No livro de tombo, consta  que ele contratou Raquel para o período de 15 de julho de 1888, logo depois da  abolição da escravatura, até o último dia do ano de 1994, como troca de uma casa atrás da igreja.

Padre Esêvam veio, ainda jovem, da Itália. Na época da Segunda Guerra Mundial, ele estava na paróquia. Foi publicamente ofendido. Padre Luís falou do sofrimento que o Padre Estêvam  guardava, somente para si, por ser italiano, no Brasil, em época de guerra. Também os paroquianos percebiam sua dor.

 Padre Estevam adotou as  irmãs  Gêmeas, Leni e Ceni, que ficaram órfãs de mãe e eram sobrinhas de Izabel, que trabalhava na casa paroquial.

No dia 1º de janeiro de 1996, Padre Luís escreveu: Há meses vem o Brasil lutando com crise política, com reflexo no setor econômico. Não precisamos esperar melhora… Padre Luís mostrou aos paroquianos que as questões políticas,também, deveriam ser preocupação dos católicos.

Padre Renato criou a Creche Cordeirinho de Cristo, que tem sido de muita valia para as mães e as crianças, há 25 anos.

Em 2 001,como gesto concreto  do  Sétimo Grito dos Excluídos, cujo tema foi Por amor a essa Pátria Brasil , Frei Otaviano incentivou os alunos da Escola Estadual Santa Maria a escreverem uma carta ao Presidente da República, falando dos problemas nacionais. Os alunos escreveram a carta e a resposta chegou poucos dias depois. Nessa época corria o abaixo assinado contra a implantação da ALCA.

A Festa da Diocese, no dia 22 de junho  de 2 003, foi comemorada em Santa Maria. Estavam presentes Dom Odilon e Dom Mário, 35 padres e, aproximadamente 10.000 leigos. O tema foi: ESPERANÇA: FERMENTO DO MUNDO.

No dia 6 de outubro de 2 004, foi lançado, no Centro Cultural Alberto Sampaio, o livro: Atos da Caminhada de um Povo. Livro este idealizado pelo Padre Almir e” feito a muitas mãos.” Conta a história da Paróquia, desde sua criação até 2 005.

Padre Hideraldo dividiu a paróquia em 5 setores.Como o Setor Dom Luciano não caminhava bem, esse foi incorporado a outro. Hoje, temos 4 setores: Setor 1  – Dom Odilon, Setor 2 – Dom Lara, Setor 3 – Dom Mário, Setor 4 – Dom Marcos Noronha. Padre Hideraldo restaurou várias capelas e construiu outras nas comunidades rurais. Vários Cursos de Formação foram oferecidos aos coordenadores de pastorais, ministros e a todo o povo, de modo geral. Criou o Jornal Elo Missionário, que é mensal e traz toda a programação do mês, além de matérias diversas. Cada Comunidade da paróquia escreveu sua História. Essa História foi publicada no Elo Missionário.

Padre Hideraldo incentivou toda a paróquia para a realização das Santas Missões Populares, uma das prioridades da Diocese. Em 2 011 aconteceram os três  retiros das Santas Missões Populares: a 5 e 6 fevereiro, 2 e 3 de abril e 18 e 19 de junho.Todos foram assessorados pelo Padre José Geraldo  de Mello. O retiro dos jovens aconteceu no dia 27 de março. Todas as comunidades construíram  e instalaram o cruzeiro. De 24 a 31 de julho de 2 011 aconteceu a Semana Missionária, com grande número de participantes. Todas as casas das comunidades foram visitadas, incluindo aquelas das comunidades mais distantes. Vieram muitos missionários das outras paróquias. Todas as comunidades fizeram a avaliação da Semana, com muitos pontos positivos e poucos negativos. Uma das sugestões de ação concreta foi a criação da Pastoral da Sobriedade, que foi criada no  dia 14 de abril de 2012. Em 2 012 e 20 13 foi comemorado o aniversário da Semana Missionária, com visitas e muita participação.

A 21 de janeiro de 2 012, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Santa Maria de Itabira e a Paróquia de São Geraldo de Ipatinga, nas pessoas do Padre Hideraldo Veríssimo Vieira e Padre Alex Banza, assinaram o termo de compromisso de Paróquia Irmãs, por tempo indeterminado, ajudando-se mutuamente. Esse ato está em sintonia com as orientações   da Diocese de Iatbira-Fabriciano, contidas no Plano Quadrienal de Evangelização. Nesse sentido, as  Paróquias Irmãs foram as pioneiras na Diocese.  Assim, esperam permanecer “com a graça de Deus, em nome da vida partilhada, em nome da liberdade sonhada, em nome da justiça esperada, em nome do amor sem fronteiras, em nome da unidade desejada e da dignidade vivida”. O Termo de Compromisso está registrado no Elo Missionário da Paróquia, número 36, no mês de março de 2 012.

A 28 de fevereiro de 2 013, chegaram à paróquia as Irmãs Genoveva Sinhori, Maria Teresa Squiavenato e Vera Richer, da Congregação Filhas do Sagrado Coração de Jesus. A elas foram confiados os trabalhos de acompanhamento pastoral das Comunidades de Santo Antônio – do Barro Preto, São Benedito – do Indaiá e São Geraldo – da Vila Marília Costa. Coube a elas a assessoria pastoral paroquial na catequese, na liturgia, no canto, na pastoral da juventude, nas pastorais sociais, na formação e a participação nos conselhos municipais.

O dia em que Jesus foi levantado do chão – No dia 2 de julho de 2 013, estando o Padre Hideraldo em retiro, em Belo Horizonte, aconteceu um fato que chocou  toda a população. Ao chegar à capela para o Ofício Divino, às 7 horas e 30 minutos, Duartina Lage deparou-se com o sacrário no chão.  O sacrário estava arrombado, mas as partículas estavam  dentro da âmbula, em perfeito estado. Duartina saiu para comunicar o fato às pessoas que chegavam. O seminarista Luís Gustavo entrou em contato com o Padre Hideraldo. Lênio Muzzi fez ocorrência na delegacia de polícia. Várias providências foram tomadas.  Decidiu-se que fosse  depositada a âmbula  com as partículas consagradas em um sacrário antigo que havia na paróquia, mas que este ocuparia o mesmo espaço onde estava o outro. Algumas  pessoas ficaram em vigília, como  ato de desagravo .

Vários seminaristas aqui fizeram estágio, dentre eles: Luís Gustavo e Paulo , em 2 013, Édson e Anderson, em 2 014.

Nesse ano de 2 014, a paróquia foi contemplada com a realização do XV Curso de Inverno. O tema escolhido foi  ESPIRITUALIDADE E ECOLOGIA

RELAÇÃO DOS PADRES QUE TRABALHARAM NA PARÓQUIA

No dia 27 de julho de 1 873, Padre José Martins de Morais, filho de Santa Maria, tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Santa Maria de Itabira. Aqui permaneceu até 11 de novembro de 1920, quando faleceu.

Por aqui passaram, também, o Padre Abelardo e o Padre Sudário, que deixaram poucas lembranças.

Com o falecimento do Padre José Martins, veio, meses após, substituí-lo o Cônego Guilhermino Pereira, nomeado no dia 11 de fevereiro  de 1921, e empossado a 3 de abril de 1921.  Aqui permanecendo até março de 1924.

A 27 de setembro de 1922, chegaram aqui os missionários Natanael e Jerônimo. O padre João Luís Expechit instalou a luz elétrica na comunidade.

 O padre Maurício Antônio Medeiros Gouveia, vigário forâneo de Itabira, foi o responsável pela paróquia, de março a outubro de 1924.

 Em outubro de 1924, assumiu a paróquia o padre  Alípio Odier de Oliveira, que era vigário de Ferros. Até essa data, não há registro de provisão dos padres.

 A partir de 1926 ,  a provisão dos padres está registrada em documento.

A 31 de janeiro de 1926, recebia provisão como pároco de Santa Maria  o Padre Estêvam  Afonso Maria Viparelli. Tomou posse no dia 19 de março de 1926. Ficou na paróquia até 1930, quando foi transferido para Bom Jesus do Amparo.

Padre Abelardo Fernandes de Oliveira recebeu provisão no dia 31 de janeiro de 1931. Foi empossado no dia 23 de abril de 1933.

Padre Antônio Aleixo tomou posse em abril de 1933, ficando por pouco tempo na paróquia.

Padre Sudário Moreira Mendes  esteve na paróquia até o início de 1934.

A 12 de fevereiro de 1934, Padre Estêvam Afonso Maria Viparelli,voltou para Santa Maria,  recebendo provisão, nessa data. Tomou posse aos 15 de abril de 1934, ficando na paróquia até sua morte, aos 12 de outubro de 1956.

Padre José Lopes Magalhães ,vigário forâneo de Itabira,após a morte de Padre Estêvam, em 1956, assumiu as atividades da paróquia.

Em 1956, Padre José Lopes dos Santos e Padre Santos Saez, assumiram algumas atividades, na paróquia, como celebração de casamentos e outras funções.

A 15 de outubro de 1956, Padre Luís Moreira Costa recebeu provisão e tomou posse no dia 6 de novembro de 1956. Aqui ficando até sua doença. Faleceu no dia 17 de setembro de 1974.

 1973 – 1974 -Durante o período da doença de Padre Luís, vários padres deram apoio à paróquia, entre eles: Padre Joaquim Santana,vindo de Itabira com mais frequência, Padre José Cândido da Silva e Padre Raul.

A 22 de dezembro de 1974, chegou à paróquia o seminarista José Cláudio Dias. Foi ordenado diácono aos 13 de fevereiro de 1975. Ordenado sacerdote aos 19 de abril de 1975. Nessa data, foi empossado como pároco, aqui ficando até agosto de 1982.

De 14 de agosto de 1982 a 31 de dezembro de 1984, os Padres Redentoristas: Luciano Silveira Ivo, Tarcísio Generoso Fonseca e Antônio Luís Ribeiro assumiram a paróquia. Como  pároco ficou o Padre Tarcísio Generoso Fonseca.

A 5 de janeiro de   1985, Padre Ergo Dom de Araujo assumiu a paróquia, ficando aqui até outubro de 1987.

Dom Mário assumiu a paróquia por dois meses.

No dia 20 de dezembro de 1987, Padre Afonso dos Santos Severino assumiu a paróquia aqui ficando até maio de 1992. Faleceu a 21  de junho de 1994.

De 29 de setembro de 1992 a 12 de outubro de 1 992, Padre José Cândido assumiu alguns trabalhos na paróquia, tais como Festa da Padroeira, celebrações.

Em 1992,  apresentado pelo Padre Jorge, o seminarista Aloísio M. de Carvalho foi indicado para atuar na celebração de casamentos e batizados. Outros seminaristas que aturam na paróquia, nesse período, foram Roberto Gualberto e Fábio Marinho.

A 7 de fevereiro de 1993 Padre Renato Meneses Cruz  tomou posse da paróquia, ficando aqui até 7 de fevereiro de 2 000.

A 24 de agosto de 1996, o diácono Carlito de Souza veio para a paróquia. Depois de ordenado  sacerdote aqui trabalhou por algum tempo.

A partir de 2 000, o Frei Otaviano passou a vigário da paróquia, auxiliando os párocos.

De 13 de  fevereiro de 2000 a 21 janeiro de 2 001, Padre Geraldo Ildeu foi pároco dessa paróquia.

Padre Almir Adomiram Duarte recebeu provisão como pároco a 31 de janeiro de 2 001, ficando na paróquia até maio de 2 004.

Padre Eurico Teodoro recebeu provisão no dia 15 de maio de 2004 e tomou posse no dia 6 de junho de 2004, aqui ficando até fevereiro de 2 005.

A 2 de fevereiro de 2005, Padre Cláudio Costa de Souza assumiu a paróquia como administrador paroquial. Aqui permaneceu até   dezembro de 2 007.

A 5 de agosto de 2005, o seminarista Cleverson Francisco da Silva Pinheiro chegou à paróquia como estagiário. A 2 de julho de 2007, foi ordenado diácono. A 5 de janeiro de 2008, foi ordenado sacerdote. No dia 6 deste mesmo mês recebeu provisão como vigário paroquial.

A 5 de dezembro de 2007, Frei Otaviano recebeu provisão como  administrador  paroquial, tomando posse no dia 17 de fevereiro de 2 008, aqui ficando até janeiro de 2 009.

A 2 de dezembro de 2 008, recebeu provisão como pároco o Padre Hideraldo Veríssimo Vieira, que tomou posse no dia 1º de fevereiro de 2 009. Aqui servindo até hoje.

Padre Elinei Eustáquio Gomes recebeu provisão como vigário paroquial aos 8 de agosto de 2 010. Aqui permaneceu até o dia 29 de abril de 2  011.

Em maio de  2 011, o diácono Marco José veio para a paróquia. Foi ordenado em novembro desse mesmo ano. Permaneceu aqui até o dia 29 de julho de 2 012.

Em 2 011, Padre Giovani Rinaldi, trabalhou na paróquia. Aqui ficou até maio de 2 012 .

Padre Paulo de Oliveira Neves trabalhou na paróquia, nos finais de semana, de 2 009 a março de 2 014.

Padre Ernesto de Freitas Barcelo recebeu provisão como vigário paroquial aos 5 de dezembro de 2 012. Aqui trabalhando, nas comunidades rurais, até dezembro de    2 013.

A 3 de janeiro de 2 014, Padre Paulo Marcony Duarte Simões recebeu provisão  como vigário paroquial dessa paróquia.

Ao todo, a paróquia teve a graça de contar com 19 padres nomeados e empossados e três vigários paroquiais. Louvado seja Deus por toda a História aqui construída!

Fontes de Consulta

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO . Atos da Caminhada de um Povo.  Livro feito a muitas mãos. OIKOS Editora, São Leopoldo/RS, maio, 2 004.

Livros de Tombo da Paróquia, de 1837 a 2 014.

Elos Missionários da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Arquivo  diocesano de registro das provisões.

Setor:
Região Pastoral I
Rua:
Praça Sagrados Corações
Número:
03
Bairro:
Centro
Telefone:
31-3838-1199
Cidade:
Santa Maria de Itabira
Estado:
Minas Gerais
E-Mail:
[email protected]
Cep:
35.900-425
Site:
http://www.nossasenhoradorosario.com
Padres:
Diáconos:
Comunidades: