Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Itabira

Atualmente, a Paróquia é constituída por três comunidades: Matriz Nossa Senhora da Saúde, Comunidade Nossa Senhora de Fátima e Comunidade Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O atual Pároco é o Padre Uíldes Flávio Assis, também Vigário Episcopal da Região Pastoral 1. Vamos nesta edição saber um pouco mais sobre a Matriz Nossa Senhora da Saúde.

O início da construção da Igreja da Saúde se deu em 1823 por Bento Joaquim do Amaral e João C. Salgado. Já a conclusão só pôde ser efetivada, em 1848, por iniciativa do então presidente da Câmara Municipal de Itabira, Cassemiro de Andrade. Nesse período ela possuía duas torres em seu frontispício, porém, em 1925, após uma  tempestade que caiu na cidade uma delas foi atingida por um raio e a edificação teve que ser reformada. Foi então, que a ‘nova’ igreja passou a ter somente uma torre central. Essa edificação possui uma arquitetura que lembra o padrão das capelas coloniais mineiras.

Como toda igreja daquela época a Igreja da Saúde também tinha um cemitério que era localizado à esquerda da edificação religiosa e se chamava São Francisco. Tal cemitério foi desativado, pelo padre Joaquim Santana de Castro, e os corpos tiveram que ser transladados para o Cemitério do Cruzeiro. A intenção do pároco era construir nesse ponto um Centro Comunitário, devido ao crescimento da cidade. Entretanto, isso não ocorreu. Atualmente, o local abriga pontos comerciais que são alugados para terceiros.

A imagem de Nossa Senhora da Saúde que orna o altar principal veio de Portugal há mais de cem anos. Além do mais a Igreja Saúde abriga o “Museu de Arte Sacra”, com belas imagens de valor histórico e religioso.

Em 09-12-1988 a edificação foi tombada pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Itabira (Comphai).

Padres que celebraram missa na Paróquia Nossa Senhora da Saúde:

1o Pe. José Lopes Magalhães

2o Pe. Geraldo Trindade Barreto

3o Pe. Joaquim Santana de Castro

4o Pe. José Cassimiro da Silva

5o Pe. Valter Carrijo

6o Pe. Luiz Cezar

7o Pe. Ilídio Hemétrio Quintão

8o Pe. Uildes Flávio Assis

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Itabira, abrange 3 comunidades com os seguintes horários de Missa:

1. Matriz Nossa Senhora da Saúde:

Segunda à sexta – feira – 19 hrs