Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Itabira

Esta história começa, na década de 50, quando alguns poucos moradores do bairro Conceição resolveram fazer um cruzeiro na colina. A Diocese, vendo a fé deste povo, enviou o Pe. José Lopes Magalhães para formar uma comunidade ali, sendo esta pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

O Pe. Magalhães logo conseguiu, juntamente com a comunidade e a então Cia. Vale do Rio Doce, hoje Vale, fazer uma capela grande onde o povo se reunia com bastante frequência para missas, procissões, novenas. Em 1969 Dom Marcos Antônio Noronha, 1o bispo desta Diocese, decidiu fazer daquela comunidade com os bairros vizinhos, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, para a alegria e satisfação do povo local, tendo a Igreja Matriz situada na comunidade Conceição.

Deste ano até a década de 90, passaram outros padres, que também se dedicaram totalmente à formação de uma Igreja Povo de Deus. Dentre eles destacamos os padres Pedro Paulo Pessoa, Vital, Ivanir Américo, Alex Banza, Henrique Dominicus, Joãozinho, Daniel Orpilla, Noel Octaviano, Justino Munduala, Nemézio.

Porém, nesta década, a Diocese decidiu redividir todas as paróquias da cidade, ficando esta comunidade somente como setor da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Todavida em 1999, este setor novamente se desmembrou da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e voltou a ser Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, abrangendo desde a comunidade Conceição até a Boa Esperança.

A Igreja Matriz foi situada na comunidade João XXIII e o Pe. Ernesto de Freitas Barcelos foi nomeado pároco, sendo vigários paroquiais os Padres Almir Adomiran Duarte e Irany José Gonçalves, os quais com muito ardor missionário, fizeram um trabalho muito importante de formação de pequenas comunidades e ajudou esta porção do povo de Deus a fazer uma leitura libertadora do Evangelho e assumir uma postura de Igreja ministerial, onde o leigo passou a ser sujeito da evangelização. Com o passar do tempo estes padres foram encaminhados para outras paróquias e, em janeiro de 2003, assumiu a paróquia o Pe. Cláudio Costa de Souza.

Este também exerceu com muito carinho seu ministério: pregava a Palavra de Deus numa liturgia muito bem preparada e animada, que fazia com que os fiéis a cada dia tivessem mais fé e devoção a Jesus Cristo e à Igreja. Padre Cláudio Permaneceu somente 01 ano na paróquia, mas deixou saudades em todo o povo, pois recebeu a missão de exercer seu ministério em Portugal, deixando, em fevereiro de 2004, a Paróquia sob responsabilidade do Pe. José Geraldo de Melo.

Este exerceu sua missão e vocação com tamanho empenho que deu um novo rosto à paróquia com a chegada das SMP (Santas Missões Populares), que foi implantada na Diocese de Itabira em primeiro lugar nesta paróquia.

Atualmente a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida é constituída por 16 comunidades sendo elas :Abóboras, Baixada, Bálsamos, Barreiro, Barro Branco, Bateias, Boa Esperança, Chapada, Fênix, João XXIII, Machado, Palmital, Ribeira, Santa Marta, Santa Ruth e Valença.

O Padre Alex Banza, desde fevereiro de 2013, data em que retornou e assumiu a paróquia com toda a sua simplicidade e sabedoria, é que exerce o Pastoreio dessas comunidades e procura sempre conduzir seus paroquianos para uma vida de mais oração e ação, principalmente junto às famílias.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Itabira, abrange 16 comunidades com os seguintes horários de missa:

1. João XXIII            Todo Domingo às 19h30
2. Abóboras              3º Sabado às 19h30