Paróquia São Sebastião e Catos firmam parceria e promovem cursos profissionalizantes

A paróquia de São Sebastião de Timóteo e o Catos (Centro de Alimentação, Trabalho e Orientação Social) firmaram parceria para a realização de cursos profissionalizantes como Cabeleireiro/Escovista/Tranças e o de Bombeiro Encanador. O salão paroquial foi o local onde as aulas foram ministradas, entre 15 de abril e 30 de maio.
Segundo Paulo Cruz, secretário do Catos, os cursos foram escolhidos pela população da Regional Sul, através de uma pesquisa desenvolvida entre os moradores.
A ação social foi possível também pelo diálogo estabelecido pelo padre Josimar Nunes, responsável pela paróquia, com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS-Sul), ligado a Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Timóteo.
O que é o Catos?
O Catos é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), ligada à Igreja Católica, através da Paróquia de São José. Foi criada em 1996 pelo padre Abdala Jorge, com o objetivo propiciar alguma renda às pessoas das populações mais vulneráveis da cidade de Timóteo.
A história começou com o fornecimento de sopões para a população de rua. Com a criação do programa Bolsa Família, o trabalho passou a ser focado em creches, que, com a implantação do Pró-infância, o CATOS devolveu ao município a responsabilidade por esse serviço e passou a trabalhar com os cursos rápidos de formação profissional.

Texto e fotografia: Pascom