Paróquia Sagrada Família

Já faz algum tempo que a Diocese de Itabira adotou a política de levar o clero para mais próximo dos fiéis, favorecendo a convivência com povo. Sendo assim, surgem em nossa diocese novas paróquias, com um número de comunidades menor do que habitual. Neste contexto nossa paróquia surgiu.

Éramos Paróquia Cristo Rei, sob a coordenação do Padre Aguinaldo Luis e tínhamos outras 13 comunidades irmãs. Com a divisão, nossa paróquia adotou as bênçãos da Sagrada Família como padroeira e ficou com seis comunidades em seu território. Isso ocorreu em 13 de abril de 2008 quando Dom Odilon, em missa solene,  realizada na comunidade São Pedro, empossou Padre Aloísio Vieira e instituiu a paróquia Sagrada Família.

A missa de posse e instituição da paróquia contou com vários co-celebrantes. Em sua homilia, D. Odilon falou da alegria de estar instalando mais uma paróquia, uma vez que os fiéis serão mais bem assistidos e o Reino de Deus poderá se desenvolver melhor. Falou também das responsabilidades e compromissos tanto dos fiéis quanto dos padres, frisando “que trabalhar juntos e com o mesmo objetivo é a solução”.

De lá para cá a paróquia cresceu muito, espiritualmente e fisicamente. Foi adotada a comunidade São Pedro como igreja matriz e as comunidades Santa Luzia, Imaculada Conceição, Menino Jesus, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Graças constituintes da paróquia Sagrada Família.

Pe. Aloísio, desde o início, indicado pelo Conselho Presbiteral como o novo pároco, começou efetivamente o seu trabalho de assistência aos fiéis em março de 2008, uma vez que Pe. Agnaldo já havia iniciado o processo de desligamento das comunidades que pertenceriam à nova paróquia. O Pe. José Luiz da Silva foi empossado como vigário paroquial.

Prestes a completar seis anos de instituição, a paróquia ganhou um novo pároco. Padre Efferson Andrade, natural de Governador Valadares atuava na paróquia Nossa Senhora de Fátima em João Molevade-MG e também na paróquia Nossa Senhora do Rosário, Alvinópolis-MG. Padre Efferson foi empossado em santa missa presidida pelo novo bispo diocesano Dom Marco Aurélio, no dia 06 de março de 2014.

Rua Icó 45, bairro Caravelas – Ipatinga – CEP: 35.164-280

Foto de perfil de Dom Marco Aurélio