Paróquia Nossa Senhora da Piedade se prepara para acolher a 4ª Romaria das Águas e da Terra

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade da cidade de Itabira (MG), se reuniu na noite de sexta-feira, 8 de março de 2019 para aprofundar, entender e entrar na mística da Romaria das Águas e da Terra. O Pe. Francisco César convocou as lideranças locais para um momento formativo de pensar a mística de uma Romaria e todo o seu processo de construção.
A equipe Diocesana de Meio Ambiente, tendo a frente o Pe. Marco José de Almeida, Assessor Diocesano e Lucimere Leão com contribuições do Pe. Mirim assessoraram este momento. A paróquia será a anfitriã da 4ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Dentre as diversas atividades previstas em andamento para 4ª Romaria estão os seminários nos 3 Regionais da Diocese. Sendo que o Regional 2 realizou no dia 9 de fevereiro, o Regional 1 em dia 9 de março e no regional 3 será no dia 5 de maio.
A Romaria  como bem disse o Papa Francisco em sua Mensagem para o Encontro com os Atingidos pela mineração, em julho de 2015, um grito tão atual: Um grito pelas terras perdidas; um grito pela extração das riquezas do solo que, paradoxalmente, não produz nenhuma riqueza para a população local que permanece pobre; um grito de dor em reação às violências, às ameaças e à corrupção; um grito de indignação e de ajuda pelas violações dos direitos humanos, de forma discreta ou   descaradamente pisoteados no que diz respeito à saúde das pessoas, condições de trabalho, às vezes pela escravidão e tráfico de seres humanos que alimenta o fenômeno trágico da prostituição; um grito de tristeza e de impotência pela poluição da água, do ar e do solo; um grito de incompreensão pela falta de processos inclusivos e de apoio por parte das autoridades civis, locais e nacionais, que têm o dever fundamental de promover o bem comum.