Paróquia Cristo Libertador celebra Bodas de Pérola sacerdotal do Pe. Emanuel Cordeiro Costa

A  Paróquia Cristo Libertador em Ipatinga (MG) fechou na noite de 2 de abril de 2019 com chave de ouro as comemorações dos 30 anos de Sacerdócio do Padre Emanuel Cordeiro Costa.

Após um Tríduo vocacional nas Comunidades: Sagrada Família, Santa Rita e São Francisco, a paróquia acolheu a todos no Santuário São Judas Tadeu para Missa de ação de graças pela vida e vocação do Pe. Emanuel, que há 30 anos atrás, no dia no dia 2 de abril de 1989, na cidade de Cláudio (MG), Paróquia Imaculada Conceição, Diocese de Divinópolis, pela imposição das mãos de D. José Costa Campos era ordenado padre.

A Missa presidida por Pe. Emanuel foi concelebrada pelo Pe.Pascifal José do Nascimento, Vigário Episcopal da Região Pastoral 3; Pe. Aloisio Vieira, Vigário Geral da Diocese; Pe.  Justino Munduala Tchiwala, CICM, pároco da Paróquia Cristo Redentor; Pe. Aguinaldo Luiz da Silva, Vigário da Paróquia Cristo Libertador; Pe. Ronaldo Tôrre, pároco da Paróquia Santo Antônio de Melo Viana e contou com a presença dos Diáconos Euder Adeli dos Santos, Diácono José Geraldo de Oliveira e Diácono Luiz Carlos de Paiva.

Pe. Ronaldo Tôrre fez a homilia ligando a liturgia do dia a vocação sacerdotal de Pe. Emanuel. Aquele que encontra Jesus torna-se servidor do outro, não coloca seus sofrimentos e dores na frente da dor e dos sofrimentos dos outros. Fez observações pontuais sobre o chamado pessoal na vida de cada um, mostrando que o chamado de Deus exige resposta e compromisso. Destacou a providência e amor divino sempre presente na vida do Pe. Emanuel, desde 1980, quando na visita do Papa João Paulo II ao Brasil, ele se sentiu impelido a assumir um compromisso com a vocação sacerdotal e se colocou a caminho… E neste caminhar, em 2008, chegou em nossa Diocese conduzido pelo Arcanjo São Miguel onde na paróquia da cidade Rio Piracicaba (MG), começou sua trajetória em nossa Igreja Particular. Além da paróquia reanimou e reestruturou também a catequese do regional 2 como assessor, assessorou e apoiou as Cebs, em 2012 foi para o colo da Mãe na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Itabira (MG), onde continuou a acompanhar a catequese, como assessor do regional 1, deu o ponta pé inicial a Pastoral dos Surdos, enquanto também diretor espiritual de alguns seminaristas. Do colo da Mãe foi para os braços do Filho na Paróquia Cristo Libertador, onde ainda está como Administrador Paroquial e assessor da catequese. E neste caminhar conseguiu conhecer bem a realidade de cada regional da Diocese e contribuir para ação pastoral sobretudo na catequese em toda diocese.

Em seus agradecimentos Pe. Emanuel reafirmou sua alegria por ter sido escolhido e acolhido pelo  Senhor, com todas as suas limitações para ser um servidor do Reino, como sacerdote… Disse que “Nestes 30 anos Deus fez imensamente mais por mim do que eu por Ele e é por isso que hoje tenho muito o que bendizer e agradecer. Desejo que a eucaristia continue a ser o grande alimento da minha vida. A sua Palavra, a vida-graça-alimento-partilha. Por isso desejo que Deus-eucaristia continue a sustentar a minha vida. Desejo e espero que permaneçam comigo todos os que ao longo destes 30 anos foram companhia, conforto e apelo. E que a sua presença seja tanto através da oração, muito necessária, como na forma de outras sintonias. Peço ao Senhor, que me chamou e continua a enviar-me, a graça da fidelidade ,da permanência ,do empenho e da gratuidade para continuar doando a vida pelo Reino.”

Estiveram presentes além de paroquianos da Paróquia Cristo Libertador, ex-paroquianos das paróquias São Miguel de Rio Piracicaba, Nossa Senhora da Piedade de Itabira e paróquias vizinhas a Cristo Libertador em Ipatinga.

Após a missa e homenagens houve a festa da partilha promovida pela paróquia e muita alegria nos encontros e reencontros…

Louvamos a Deus pela vida e vocação de Pe. Emanuel e pedimos ao Senhor da Messe que envie mais missionários, pois a messe é grande e os servidores são poucos.

Pastoral da Comunicação (PASCOM)
Texto: Ana Maria Sena – Fotos: Ademir Lourenço

Clique aqui para postar seu comentário

« ‹abr 2019› »