24 de abril de 2024

Papa Francisco acolhe pedido de renúncia de dom Jaime Vieira Rocha e nomeia novo arcebispo de Natal

05/07/2023 . Igreja

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 5 de julho, o pedido de renúncia apresentado por dom Jaime Vieira Rocha ao governo pastoral da arquidiocese de Natal (RN). Foi nomedo para suceder a dom Jaime o atual bispo de Bom Jesus da Lapa (BA), dom João Santos Cardoso. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento ao novo arcebispo emérito e saudação ao novo arcebispo de Natal.

Novo arcebispo

Dom João Santos Cardoso é natural de Dário Meira (BA), nascido em 3 de dezembro de 1961. Foi bispo de São Raimundo Nonato (PI), entre 2012 e 2015, nomeado pelo Papa Bento XVI. Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou como bispo de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

A formação de dom João foi iniciada em sua cidade natal. Ele concluiu o bacharelado em Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG). Já o bacharelado em Teologia foi concluído no Instituto de Ilheus (BA). É licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção, em São Paulo (SP), e mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado presbítero em 27 de dezembro de 1986, em Vitória da Conquista (BA). Antes do episcopado, desempenhou diversas funções, como coordenador geral de pastorais da arquidiocese de Vitória da Conquista; diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da arquidiocese e professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Em 14 de dezembro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato, tomando posse em 17 de março de 2012. Como lema episcopal, escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece). Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa. A posse foi no dia 25 de setembro de 2015. Dom João foi presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB entre 2019 e 2023.

Arcebispo emérito

Dom Jaime Vieira Rocha é natural de Tangará (RN), nascido em 30 de março de 1947. Suas formações em Filosofia e Teologia foram realizadas na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Também é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Bispo desde 6 de janeiro de 1996, quando foi nomeado para a diocese de Caicó (RN), dom Jaime escolheu como lema Scio cui credidi (Sei em quem acreditei). Em 2005, foi nomeado bispo de Campina Grande (PB), onde permaneceu até 2011. Neste primeiro período do episcopado, foi referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família (1997 a 2003), administrador apostólico de Guarabira (2007 a 2008) e referencial da Comissão Episcopal Regional para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

A nomeação para arcebispo de Natal aconteceu em 21 de dezembro de 2011 e a posse em 26 de fevereiro de 2012. Nesses anos, fez parte da Comissão Episcopal para Amazônia da CNBB, foi vice-presidente do Regional Nordeste 2 e bispo referencial da Comunicação no Regional Nordeste 2. No último quadriênio, foi presidente da Comissão Especial para a Causa dos Santos da CNBB.

Saudação a Dom João Santos Cardoso

Estimado irmão, Dom João Santos Cardoso,

Com alegra, recebemos a notícia de sua nomeação para a Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte. Expressamos nossos votos de um frutuoso ministério nessas terras “entre o Potengi e as águas tranquilas do mar de Natal”, sob a proteção de Nossa Senhora da Apresentação.

Recordando essa manifestação mariana que é a padroeira da arquidiocese, trazemos uma reflexão do Papa Francisco, de modo que possar ser luz em sua nova missão: “Os braços da Mãe são como que a «escada» pela qual o Filho de Deus desce até nós, a escada da condescendência de Deus. […] Nossa Senhora caminha, mas o Filho caminha antes d’Ela. Ela leva-O, mas é Ele que A leva neste caminho de Deus que vem a nós para podermos ir até Ele”.

Que a certeza da proximidade e da proteção de Nossa Senhora possa ser força e ânimo para essa nova etapa em seu ministério.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo eleito de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Agradecimento a Dom Jaime Vieira Rocha

Estimado irmão, Dom Jaime Vieira Rocha

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão pelo seu ministério episcopal, que agora entre numa nova fase. Em Caicó, em Campina Grande e em Natal, o senhor expressou o zelo pela Igreja e pelo povo de Deus, rendendo numerosos frutos.

Relevante também têm sido suas contribuições para o Regional Nordeste 2 e para a CNBB em âmbito nacional. Recordamos aqui os serviços nas áreas da Vida e da Família, dos Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada, da Comunicação, e ainda as iniciativas de desenvolvimento da região e o apoio na Comissão para a Amazônia.

Nosso agradecimento também põe em relevo sua disposição e empenho em levar adiante o processo que culminou com a canonização dos Protomártires do Brasil, os mártires de Cunhaú e Uruaçu.

Seja sua emeritude um tempo de paz e alegrias “Naquele em quem acreditou”.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB