Páginas Diocesanas

Diocesana WebRadio

Clique e ouça: dioceseitabira.org.br/radio/

Em fase de testes, pelo período de uma semana, a Diocesana Web-Rádio é institucional, sendo mais uma grande ferramenta de evangelização, da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, com programação oracional, musical e com informações importantes sobre o mundo e sobra a vida da Igreja.

Acompanhe a programação:

16h30 até às 07h – Programação Rádio Evangelizar (retransmissão)

07h – Santa Missa no Snatuário Pai das Misericórdias (Canção Nova – retransmissão)

07h50 – A palavra no meu dia-a-dia (Canção Nova – retransmissão)

08h – Programa Sorrindo pra Vida (Canção Nova – retransmissão)

09h – Programa Mãe Maria – Dom Walmor de Oliveira

09h10 – Entoai Salmos – Dom João Justino

09h20 – Programação Musical

10h às 11h – Padre Reginaldo Manzotti

11h às 12h – Programa Unidos na Fé (Rádio Pontal)

12h às 12h15 – A Palavra do Bispo com Dom Mar Aurélio Gubiotti

12h15 às 13h – Ofício de Nossa Senhora

13h às 13h30 – Painel de Notícias

13h30 às 15h – Programação Musical

15h às 15h30 – Terço da Misericórdia

15h30 às 16h30 – Programação Musical

18h – Angelus

 

Elo Litúrgico – Liturgia do Tríduo Pascal

Acompanhe aqui, através dos boletins litúrgicos da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, a liturgia do Sagrado Tríduo Pascal, que se inicia na Quinta-feira Santa da Ceia do Senhor e termina no sábado com a Proclamação da Páscoa do Senhor.

Quinta-feira Santa da Ceia do Senhor

Download

Sexta-feira da Paixão do Senhor

Download

Sábado Santo – Vigília Pascal

Download

 

 

calendário teste

Secretariado de Pastoral

Coordenador Diocesano de Pastoral:
Pe. José Geraldo de Melo

Secretário Diocesano de Pastoral:
Vicente Bueno Garcia
Rua Pe. Hidelbrando de Freitas, 135
Vila Tanque – João Monlevade/MG
CEP: 35930-439
Telefone: (31) 3852-6377
(31) 8511-8624
E-mail: [email protected]

Secretariado Região Pastoral I
Secretária: 
Selma Lúcia Coura Damasceno
Rua Cel. Linhares GuerraDom Prudêncio, 129
Centro – Itabira/MG
CEP: 35900-048-
Telefone: (31) 3831-3614
E-mail: [email protected]

Secretariado Região Pastoral II
Secretária:
Geraldo Evangelista de Araújo
Rua Pe. Hidelbrando de Freitas, 135
Vila Tanque – João Monlevade/MG
CEP: 35930-439
Telefone: (31) 3852-6377
E-mail: [email protected]

Secretariado Região Pastoral III
Secretária:
Edna
Rua Campinas, 510
Veneza I – Ipatinga/MG
Telefone: (31) 9 8526-2726
E-mail: [email protected]

 

Igreja Irmã de Marajó

Seminário de Teologia e Filosofia São José

O seminário de Filosofia e Teologia, funciona na capital Belo Horizonte, e abriga a casa de formação São José. Nesta etapa, os seminaristas estudam Filosofia e Teologia, na PUC Minas. Conforme diz o formador do seminário, Pe. Márcio Soares, é nessa etapa do processo de formação que, a cada dia, os seminaristas buscam responder com amor e solicitude ao chamado de Cristo.

 

Seminário Teológico e Filosófico São José
Reitor: 
Pe. Francisco Neto Guerra
Endereço: Av. Itaú, 454
Dom Cabral, Belo Horizonte-MG       CEP: 30535-012
Contato: (31) 3566-4105

EQUIPE DE FORMAÇÃO:

REITOR:                                                FORMADOR PROPEDÊUTICO:
Pe. Francisco Guerra                          Pe. Márcio Soares

Pe. Chico Guerra               Pe. Márcio

 

Seminário Propedêutico Cura D’ars

O seminário é indispensável na Diocese. Sua finalidade é a formação dos futuros pastores de almas a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, mestre, sacerdote e pastor, que ele existe. Nele, os aspectos da formação espiritual, intelectual e disciplinar devem caminhar juntos, a serviço da finalidade pastoral, em vista das quais diretores e professores devem atuar de maneira ativa e coordenada, seguindo fielmente as orientações do bispo. Por isso, o seminário é o coração da Diocese e todos devem ajudá-lo com toda boa vontade. As etapas que acompanham a vida do futuro padre na Diocese de Itabira / Coronel Fabriciano são: Propedêutico, Filosofia e Teologia.

O Seminário Propedêutico Cura D’ars, funciona na cidade de Itabira, na Casa de Formação São João Maria Vianney, sob a direção de Pe. Márcio Soares. É o primeiro passo para a formação de um padre. O dia a dia dos seminaristas é composto por oração pessoal e comunitária, incluindo a récita da Liturgia das Horas, Santa Missa, trabalhos em equipe e estudo. Descobre-se neste período a importância da direção espiritual, das amizades sinceras, do espírito de superação e de crescimento nas virtudes, além do comprometimento e transparência para continuar a discernir o chamado de Deus.

Seminário Propedêutico Cura D’ars
Formador: 
Pe. Márcio Soares
Endereço: Rua Monsenhor Felicíssimo, 24
Centro, Itabira-MG       CEP: 35900-000
Contato: (31) 3831 – 6207

EQUIPE DE FORMAÇÃO:

REITOR:                                                FORMADOR PROPEDÊUTICO:
Pe. Francisco Guerra                          Pe. Márcio Soares

Pe. Chico Guerra               Pe. Márcio

Agenda Pastoral – Dom Marco Aurélio Gubiotti

Santo Padre o Papa Francisco

No dia 13 de março de 2013 o Cardeal Jorge Mario Bergoglio foi anunciado Papa da Igreja Católica. Ele escolheu o nome Francisco. Escolheu o nome do santo de Assis com a ajuda do Cardeal brasileiro, dom Cláudio Hummes.

No momento que a votação começava a dar sinais de que seria eleito Papa, dom Cláudio Hummes, disse: “Não se esqueça dos pobres”. O então, Cardeal Bergoglio, guardou no coração a palavra do amigo brasileiro e tomou para si o nome de Francisco.

A trajetória 

O Papa Francisco nasceu em Buenos Aires na Argentina no dia 17 de dezembro de 1936. Assumiu a missão de Papa da Igreja Católica aos 76 anos.

É o primeiro Papa latino-americano e sacerdote da Companhia de Jesus, conhecidos como Jesuítas.

Desde 1998, ocupava a função de arcebispo de Buenos Aires. Estudou e se diplomou como técnico químico. Ingressou no seminário de Villa Devoto e em 11 de março de 1958 e começou o noviciado na Ordem dos Jesuítas.

Em 1960, obteve a licenciatura em Filosofia no Colégio Máximo São José, em San Miguel. De 1967 a 1970 cursou Teologia no Colégio Máximo de San Miguel.

Foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de dom Antonio Quarracino, dom Mario José Serra e dom Eduardo Vicente Mirás. Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.

Na Santa Sé ocupou diversos cargos. Membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Congregação para o Clero, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

O Papa Francisco é um homem de hábitos comuns e de imenso apreço pelos pobres. Ao falar sobre a escolha do seu nome enfatizou que queria uma “Igreja pobre e para os pobres!”

“(…) Francisco é o homem da paz. E assim surgiu o nome no meu coração: Francisco de Assis. Para mim, é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e preserva a criação; neste tempo, também a nossa relação com a criação não é muito boa, pois não? [Francisco] é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre… Ah, como eu queria uma Igreja pobre e para os pobres!”.

Ao assumir o Ministério Petrino no dia 19 de março de 2013, dia da solenidade de São José, Patrono da Igreja Universal, disse que o Papa está a serviço dos pobres e mais humildes. “Hoje, juntamente com a festa de São José, celebramos o início do ministério do novo Bispo de Roma, Sucessor de Pedro, que inclui também um poder. É certo que Jesus Cristo deu um poder a Pedro, mas de que poder se trata? À tríplice pergunta de Jesus a Pedro sobre o amor, segue-se o tríplice convite: apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. Não esqueçamos jamais que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na Cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, como ele, abrir os braços para guardar todo o Povo de Deus e acolher, com afeto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos”.

Fonte: Portal A12

Comunidade Católica Cordeiro de Deus

A Comunidade Cordeiro de Deus nasceu de um sonho de Deus no coração   de nossa Fundadora, Ana Paula Alvarenga Sampaio. Em um momento de enfermidade ela teve um sonho, onde  Deus a chamava a fundar a Comunidade. Ela havia descoberto um tumor próximo à coluna e disse para Deus: “Se este sonho é uma Profecia do Senhor, que eu seja curada”. Um tempo depois, em uma cirurgia, constatou-se que não havia mais tumor. Após esta imensa graça nossa fundadora deu os primeiros passos para a fundação da COMUNIDADE CORDEIRO DE DEUS. Verdadeiramente, um sonho que se tornou realidade!

No dia 2 de fevereiro de 2005, quatro jovens fizeram os primeiros votos ao Celibato, na presença de Dom Odilon Guimarães, então Bispo Diocesano de nossa Diocese, Itabira – Cel. Fabriciano.

Carisma

Vivência concreta do Amor e da Misericórdia

A página do nosso Evangelho

Encontramos no evangelho de Lucas 10,25-37 uma força a mais de entendimento do Carisma. Esta parábola nos fala de um homem que pego por ladrões, foi roubado, espancado e deixado meio-morto à beira da estrada; passaram duas pessoas, um sacerdote e depois um levita e não pararam pra ajudar, logo em seguida veio um samaritano que parou, cuidou, colocou aquele homem em sua própria montaria, levou-o a uma hospedaria, cuidou dele durante a noite e pagou ao dono da hospedaria para que continuasse a cuidar. Entendemos que Deus espera de nós que sejamos este Bom Samaritano diante de todo aquele que estiver necessitado, dar o melhor de nós por todo o que encontra-se “meio-morto”. Acreditar na Vida, no Amor, na pessoa, mesmo que pareça estar “meio morto”. Vale ressaltar aqui que para nós “meio-morto” é todo aquele que não está, seja porque motivo for, vivendo a plenitude da vida.

Nossa Regra de Vida

Terço mariano,  Santa Missa, Confissão, Jejum,  Palavra de Deus – Bíblia, Adoração a Jesus Sacramentado, Oração pessoal, Viver reconciliados

Nosso trabalho e nosso sonho:

Trabalhamos com irmãos de rua ou moradores de rua. Nosso sonho é Abrir a “Casa da Misericórdia”, que será um local de acolhimento, dando-lhes a oportunidade de libertarem-se dos vícios, serem restaurados em sua dignidade humana, reintegrados à sociedade e ao seio de suas família.

Casas de Missão:

CASA DE MISSÃO JOÃO PAULO II – Ipatinga-MG

CASA DE MISSÃO DE RAUL SOARES/Diocese de Caratinga – MG

CASA DE MISSÃO MATER DEI – João Monlevade – MG

CASA DE MISSÃO DE ITABIRA – MG

CONTATOS

Endereços e telefones:

  • Rua Congonhas, 45, Centro, Ipatinga – MG – (31) 3617-3548
  • Rua Rufino Rocha, 23, Centro, Raul Soares – MG – (33) 3351-1503
  • Rua Santa Rita, 205, N. Horizonte, João Monlevade – MG – (31) 3852-1966
  • Rua Suécia, 69, São Marcos, Itabira – MG – (31) 9405-0027

Email: [email protected]

Comunidade Católica Amigos de Jesus

No ano de 2004, Fernando Soares Emerick e sua esposa, Kelly Silva Pereira Emerick, fundaram a Comunidade Amigos de Jesus. A fundação ocorreu após um caminho de discernimento junto à Madre Priora do Mosteiro Carmelitano de Coronel Fabriciano/MG, Irmã Maria Teresinha (OCD) e do, então, bispo da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, Dom Odilon Guimarães Moreira.

A Comunidade Amigos de Jesus possui sede na Chácara Monte Carmelo, na cidade de Coronel Fabriciano/MG e uma Casa de Missão na cidade de Ipatinga/MG, denominada Casa de Missão Divina Misericórdia. Possui estatuto civil e se caracteriza como Associação Comunitária, sem fins lucrativos. No ano de 2012, ela passou a ser reconhecida juridicamente, nos termos dos cânones 321 a 329 do Código de Direito Canônico como Associação Privada de Fiéis de direito diocesano. Esse reconhecimento diocesano se deu após um longo acompanhamento da Comunidade e de seu estatuto por parte de Dom Odilon e do Conselho Presbiteral da Diocese.

MISSÃO

As missões da Comunidade estão voltadas, especialmente, para as famílias. São promovidos encontros para casais, com espaço adequado para cuidados e evangelização das crianças.

A Escola de Formação Amigos de Jesus, também, faz parte da missionariedade. Ela é composta por: Curso Bíblico; estudo do Catecismo da Igreja Católica (CIC); Escola de Nazaré, que é uma escola semanal onde são debatidos temas específicos sobre família, criação de filhos e vivência da fé em família, com formação humana e doutrinária; e Oficina de Oração Teresiana.

A Comunidade trabalha com o Curso de Espiritualidade Billings, que promove o planejamento natural familiar. Nesse curso, a pessoa aprende as técnicas do Método Billings (MOB) e é convidada a conhecer e vivenciar a espiritualidade do método.

Outros trabalhos missionários são realizados, eventualmente, dentro e fora da Diocese, como o Congresso Só Deus Basta, formação para pastorais e grupos diversos, retiros para jovens, acampamento para adolescentes, aconselhamento pessoal e para casais. Peregrinações para a Terra Santa e Santuários Marianos são promovidas, anualmente.

VOCAÇÕES

Os membros da Comunidade estão inseridos por meio de dois graus de pertença: membros pertencentes à Comunidade de Vida e membros pertencentes à Comunidade de Aliança.

Os membros da Comunidade de Vida são chamados a renunciar, livremente e por amor à Cristo, à sua vida comum, trabalho e residência familiar. Assim, eles passam a residir nas dependências da Comunidade, dedicam suas profissões e trabalhos exclusivamente para os projetos e missões desenvolvidos e têm a rotina de vida adaptada às regras propostas para a vida do missionário. Essas regras visam abranger as necessidades da pessoa como um todo, procurando equilibrar pontos importantes como trabalho, oração, vivência fraterna e familiar, saúde física e mental, formação humana, estudo, missionariedade e espiritualidade. As necessidades pessoais e materiais são assistidas pelo formador pessoal e pelo coordenador da Casa de Missão.

Os membros da Comunidade de Aliança não se dedicam integral e exclusivamente. Eles permanecem residindo em suas casas e em seus locais de trabalho, e junto a isso vivem a espiritualidade da Comunidade, tendo regras específicas de oração, missionariedade, formação, vida fraterna, de modo a conseguirem conciliar suas atividades próprias com a vida comunitária. Possuem, também, o compromisso, por meio dessa vivência específica, com o evangelho de Jesus Cristo, em prol da missão da Igreja.

CARISMA

Os membros, seja de Vida ou Aliança, possuem um objetivo de vida comum. Esse objetivo está ligado ao Carisma, que é “Viver como amigos de Jesus”, ao modo de ser e de viver, e à missão, específicos da Comunidade. Eles passam por diversas etapas de um processo formativo e vivência comunitária, até chegarem ao compromisso definitivo ao Carisma da Comunidade e à formação continuada. O Carisma é vivido segundo o Evangelho de São João 15, 12 – 17:

“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos se praticais o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que seu senhor faz; mas vos chamo amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome ele vos dê. Isto vos mando: amai-vos uns aos outros.”

CONTATOS:

E-mail: [email protected]
Telefones: (31) 3846-2959
(31) 8801-1424
Website: www.comunidadeamigosdejesus.com.br