Com uma grande participação de fiéis da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, no sábado, 2 de fevereiro, às 15h na Igreja Matriz da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos do Prata, Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, presidiu a Missa Solene de Ordenação Diaconal dos Seminaristas Adriano Mendes de Pinho e Ludugério Rodrigues de Almeida.

Concelebrada por padres dos três regionais e com a presença dos diáconos permanentes, a Missa Solene contou com a participação de seminaristas, familiares, amigos dos ordinandos, todos com a intenção de testemunhar esse momento importante para os seminaristas e para toda a Igreja.

Em sua homilia, Dom Marco iniciou cumprimentando os ordinandos e suas respectivas famílias, bem como os demais presentes. Ao mencionar a solenidade deste dia, o bispo recordou que essa festa já foi chamada no passado, de Purificação da Bem-Aventurada Virgem Maria, mas com a reforma litúrgica passou a ser chamada a Festa da Apresentação do Senhor.

Sobre este dia, Dom Marco ressaltou que ele é mundialmente considerado o “dia do consagrado”, e que, portanto, este foi o dia escolhido pelos seminaristas para a Ordenação Diaconal, onde eles apresentaram a Igreja, o desejo de viver como consagrados. O bispo reforçou ainda a seriedade da consagração e a importância do diaconato para o Sacramento da Ordem.

Ao final da celebração, após as devidas homenagens, em entrevista, Dom Marco relembrou a caminhada inicial dos novos diáconos, Adriano e Ludugério, e que aquele dia era um dia de muito júbilo para a Igreja particular de Itabira-Coronel Fabriciano: “Tenho uma alegria muito grande de ordená-los e apresentá-los a Igreja para o exercício do ministério diaconal, e para este período de estágio diaconal, em preparação para a ordenação presbiteral. Tenho esperança, que esses jovens serão dois bons padres que vão somar forças ao presbitério da Diocese, nos ajudar na missão da evangelização, no anúncio da palavra de Deus ao povo, e na santificação do povo de Deus através dos sacramentos e o pastoreio das comunidades, das paróquias e dos fiéis”.

O bispo afirmou ainda que esses dois jovens receberam a missão de rezar pela Igreja, e por isso, afirmou ele: “todos os fiéis da Igreja particular de Itabira-Coronel Fabriciano também tem a missão e a responsabilidade de rezar por esses dois novos consagrados pelo sacramento da ordem no seu primeiro grau”.
Radiantes, também os novos diáconos deram suas declarações: “Em tudo amar e servir. Neste dia de hoje, louvo a Deus pela minha vida e do meu irmão Diácono Adriano, espero contar com a oração de vocês, e também conte com nosso trabalho e com o nosso serviço. Deus abençoe”, afirmou Ludugério. Por sua vez, Adriano também solicitou: “Peço a todos que continuem rezando por mim, Adriano, e por Ludugério para que sejamos perseverantes no seguimento a Jesus Cristo até o fim. Um abraço a todos que acreditaram em nossa vocação, obrigado”.

Em nossa missão de rezar pelas vocações, dediquemos nossas orações aos Diáconos Adriano e Ludugério, para nesta preparação para a Ordenação Presbiteral, Deus os conceda a graça da fidelidade e da obediência à exemplo de Nosso Senhor Jesus. Que a Virgem Maria, rainha das vocações, possa triunfar Seu Imaculado Coração em suas vidas!

Por Nádia Duarte (Agência Parábola)
Fotos: Ademir Lourenço

« ‹fev 2019› »