Artigos de Formação

O Tempo Pascal

A ressurreição de Jesus celebrada solenemente no domingo de Páscoa é tão importante, que a Igreja a celebra por cinquenta dias, como se fosse um único dia solene, de festas e de comemorações.  É um tempo de alegria e júbilo, como se se tratasse de um só e único dia festivo, como um grande Domingo”. A Ressurreição de Jesus dá o sentido pleno de nossa fé nEle, que venceu o pecado e a morte.

O Tempo Pascal começa na missa da Vigília Pascal, anunciando a Ressurreição de Cristo.  São sete semanas de festa, até a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, quando nasce a Igreja de Jesus com os seus discípulos e seguidores.

As celebrações litúrgicas dão sentido e continuidade ao tempo pascal. Jesus passa da morte para a vida. A passagem de Jesus vencendo a morte é a verdadeira   “Páscoa”, a passagem libertadora do Messias, o novo Moisés, entre nós e para todos nós. ” Aliás, a palavra Páscoa significa precisamente “passagem”, a passagem de Deus entre nós libertando-nos do pecado.

A PÁSCOA NA IGREJA

O Tempo Pascal é também a Páscoa da Igreja, Corpo místico de Cristo que, pela Ressurreição de Jesus, passa a viver a Vida Nova no Senhor.

A Igreja celebra com imensa alegria a Ressurreição vitoriosa de Jesus, aguardando ao final de cinquenta dias, a descida do Espírito Santo, Pentecostes, sobre os Apóstolos.  O Paráclito desceu sobre a Igreja para fortalece-la, santificá-la, concedendo-lhe os Dons para que ela possa se expandir pelo mundo afora levando o amor de Deus e construindo aqui na terra um Reino baseado na justiça e na misericórdia. Tertuliano, século II, conta-nos que, no período pascal, não se jejua, mas se vive em prolongada alegria.

OITAVA DA PÁSCOA

A primeira semana após a Páscoa é chamada de Oitava da Páscoa”, que se conclui como “Domingo da Oitava da Páscoa” ou Domingo“in Álbis” (ou seja, domingo “vestido de branco”), já que, nesse dia, os neófitos (novos batizados) depunham a túnica branca recebida no dia do seu batismo, na noite da Vigília Pascal.

A palavra “Oitava” provém da língua latina. “Octava dies”, (oitavo dia, em português). É um termo feminino latino do qual nasceu a língua lusitana. Em português a palavra dia é masculina. Na língua portuguesa Oitava se liga ao oitavo dia após a festa de referência – neste caso é a Páscoa, não exclusivamente. O “Domingo da Oitava da Páscoa”, chamado também de “Pascoela”, ou “pequena Páscoa”, e, ainda, de “Domingo do Quasimodo”, devido às duas primeiras palavras em latim (“quasi modo”) cantadas no introito, a música que dá início à celebração da Eucaristia.

Desde o ano 2000, após a canonização de Santa Faustina Kowalska, o domingo da Oitava da Páscoa, por uma disposição do Papa São João Paulo II, passou a ser designado também como o “Domingo da Divina Misericórdia”.

A Ascensão do Senhor é celebrada no sétimo domingo depois da Páscoa. Esta festa é celebrada não mais aos quarenta dias após a Ressurreição, porque o sentido da celebração é mais teológico do que cronológico.

O período do tempo pascal se encerra com a descida do Espírito Santo, em Pentecostes, quando se apaga o Círio Pascal que foi aceso durante todas as missas do Tempo pascal.

LEITURAS BÍBLICAS DO TEMPO PASCAL

Estas são as leituras da Palavra de Deus durante os oito domingos e dias de semana do Tempo Pascal:

–  Leitura dos Atos dos Apóstolos, o livro que conta a história da Igreja primitiva e sua difusão a partir da Ressurreição e da Páscoa do Senhor.

– Leitura da primeira Carta de São Pedro, da primeira Carta de São João e do livro do Apocalipse.

– O Evangelho normalmente será o de João, a não ser quando se celebra alguma festividade como a da Anunciação do Anjo à Virgem Maria ou de São Marcos Apóstolo.

Os cristãos sabem que seguir a Jesus é uma opção livre e pessoal de carregar a honrosa Cruz redentora que nos leva à Ressurreição com Cristo.

O Tempo Pascal coloca-nos em cheio dentro do Mistério da Vitória de Cristo e nos dá força, esperança, firmeza para nos tornarmos discípulos e missionários de Jesus.

Pe. Geraldo Ildeo Franco

« ‹out 2018› »