Palavra do Bispo

O Rei do Universo nos convida a santidade

Queridos irmãos e irmãs,
Amados diocesanos,
Alegria e paz.

Iniciamos o mês lembrando todos os santos e santas de Deus. A Igreja faz memória de todos os cristãos batizados e que deixaram uma marca positiva como testemunhas do seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em seguida, lembraremos todos falecidos, dia de finados. Não é a morte que exaltamos no dia de finados, mas a vida, a vitória da vida. Comemoramos nossa fé na ressurreição e a esperança do encontro definitivo com Jesus na morada que ele mesmo nos preparou no seio misericordioso de Deus. A celebração dos fiéis defuntos é uma oportunidade que nos favorece agradecer a Deus pela existência daqueles que nos precederam e que fizeram parte de nossa história.

Ao redor do altar do Senhor, ao celebrarmos o Sacrifício Eucarístico, no qual se atualiza o Mistério Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo, bendizemos o nosso bom Deus pela vida de nossos irmãos e irmãs falecidos. O Senhor os chamou para junto de Si, mas na Eucaristia estamos em profunda comunhão com todos eles que agora contemplam Jesus face a face.

A busca da santidade é possível para todos que receberam a graça do batismo. Imersos nas águas batismais, nos tornamos herdeiros da felicidade em Jesus Cristo, pois com Ele fomos mergulhados para uma vida santa e pura em Deus. O Papa Francisco exorta, na Alegria do Evangelho, aos cristãos de todas as comunidades do mundo, quero pedir-lhes de modo especial um testemunho de comunhão fraterna, que se torne fascinante e resplandecente. Que todos possam admirar como vos preocupais uns pelos outros, como mutuamente vos encorajais animais e ajudais: “Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos ouros” (Jo 13,35). Foi o que Jesus, com uma imensa oração pediu ao Pai que todos sejam um (n.99). Demos graças a Deus por Ele ter nos enviado seu Filho para a nossa redenção. Com Ele, recebemos os dons do Espírito Santo para nos fortalecermos e nos encorajarmos na construção de um mundo melhor. Render graças é gesto nobre que eleva o coração a Deus por tantos bens recebidos.

Progressivamente avançando os dias do mês de novembro chegaremos à festa de Cristo Rei do Universo, dia 25. Neste dia encerraremos o Ano Nacional do Laicato. Em todo este ciclo, existe um olhar de esperança dentro de cada ser humano que tem o desejo da casa edificada, construída e sólida para acolher, dar segurança, bem estar e justiça. Com isso, coroamos o ano litúrgico para lembrar que sempre estamos recomeçando e buscando o Rei que nos convoca para a conversão constante. Seguir Jesus Cristo, Rei dos céus e da terra, dá sentido, aprofunda a razão do nosso viver e nos sentimos protegidos, seguros, pois ele mesmo nos diz que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa (Jo 15,11). Conhecer Jesus Cristo nos leva a compreender a misericórdia de Deus.

Que Nossa Senhora Aparecida nos aponte o caminho do amor e da ternura para também chegarmos à casa definitiva que o Pai nos preparou para toda a eternidade.

Com meu abraço e minha bênção,

+ Dom Marco Aurélio Gubiotti
Bispo Diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano
“Pela Graça de Deus” (1Cor 15,10)

Dom Marco Aurélio

É o atual Bispo da Diocese, sua ordenação episcopal aconteceu no dia 26 de maio de 2013. Foi nomeado Bispo da Diocese por sua Santidade Bento XVI, hoje Papa Emérito, no dia 21 de fevereiro de 2013, tomando posse no mesmo ano, na Festa da Diocese, em Itabira - MG.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Atividades

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2018› »