Igreja no Mundo

O Catecismo ensina: Os 8 surpreendentes símbolos do Espírito Santo

O Espírito Santo é a Terceira Pessoal da Santíssima Trindade, que coopera com o Pai e o Filho desde o começo da história. A poucos dias de sua festa, Pentecostes, que celebraremos no próximo domingo, recordamos 8 símbolos que, segundo o Catecismo, o representam.

1. Água

O simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, pois se torna em sinal sacramental do novo nascimento.

2. Unção

Simboliza a força. A unção com o óleo é sinônimo do Espírito Santo. No sacramento da Confirmação, unge-se o confirmado para prepará-lo para ser testemunho de Cristo.

3. Fogo

Simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito.

4. Nuvem e luz

Símbolos inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Assim, descendo sobre a Virgem Maria para “cobri-la com sua sombra”; no Monte Tabor, na Transfiguração; no dia da Ascensão; aparece uma sombra e uma nuvem.

5. Selo

É um símbolo próximo ao da unção. Indica o caráter indelével da unção do Espírito nos sacramentos e fala da consagração do cristão.

6. A Mão

Mediante a imposição das mãos, os Apóstolos e agora o Bispo transmitem o “dom do Espírito”.

7. O Dedo

“É pelo dedo de Deus que Jesus expulsa os demônios” (Lc 11,20). O hino “Veni Creator Spiritus” invoca o Espírito Santo como “digitus paternae dexterae” (“Dedo da mão direita do Pai”).

8. A Pomba

No Batismo de Jesus, o Espírito Santo aparece em forma de pomba e paira sobre Ele.

Fonte: Acidigital