18 de março de 2024

Novas Comunidades para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ipatinga (MG)

30/08/2021 . Notícias da Diocese

As Comunidades Atos dos Apóstolos e Santo Antônio, do bairro Ideal, ambas pertencentes à Paróquia São Geraldo do Bairro Bom Jardim, em Ipatinga na Região Pastoral III foram incorporadas à Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Iguaçu.

A decisão visa facilitar o processo administrativo pastoral das duas comunidades, mais próximas do Bairro Iguaçu tanto geograficamente quanto culturalmente. A transição, no entanto, ocorrerá de forma a não causar transtornos a nenhuma das partes envolvidas. Algumas pastorais poderão concluir a transição até o final do ano.

Esses e outros assuntos foram acertados em reuniões específicas por uma comissão  liderada pelo Padre Alex Banza e representantes das duas comunidades.

Atos dos Apóstolos

A Comunidade Atos dos Apóstolos fica na Rua Manoel Izídio, 174, no alto do Bairro Ideal. Ganhou esse nome em consequência do estudo do Livro dos Atos dos Apóstolos feito por um Grupo do CEBI, na casa do Senhor Cornélio e Senhora Nilma. Como quem escreveu o livro dos Atos foi São Lucas, o Padre Cláudio sugeriu na época que esse fosse o padroeiro da Comunidade.

As missas e celebrações acontecem aos domingos às 08h30 e 18h00, nas primeiras quintas-feiras às 19h30, com adoração do Santíssimo e na primeira sexta-feira às 07h00.

A Comunidade é formada por diversos grupos de pastorais, movimentos e serviços com uma rotina de reuniões, que pode ser conferida no site da paróquia São Geraldo: https://paroquiasaogeraldo.com.br/comunidade/comunidade-atos-dos-apostolos/

Comunidade Santo Antônio

A Comunidade Santo Antônio fica na Rua Orlando Silva, 595 no Bairro Ideal. É mais antiga porque registra-se a 1982 a celebração da primeira Missa.

Ela foi celebrada na casa de moradores da Rua Lima Barreto, que depois migrou para um galpão emprestado na Rua Carlos Gomes, até comprar uma casa e, com muito trabalho, oração e fé, construir uma prédio onde hoje funciona a Comunidade.

As Missas e Celebrações acontecem às terças-feiras às 19h30 e aos sábados às 19h30.

É uma comunidade forte também com um trabalho pastoral intenso que pode ser conferido em: https://paroquiasaogeraldo.com.br/comunidade/comunidade-santo-antonio/

História

É a primeira vez que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida recebe comunidades. Resultado da divisão da Paróquia Cristo Rei, de Ipatinga em 01 de janeiro de 1999, a Paróquia já cedeu comunidades que resultaram nas atuais Paróquias São Geraldo, Senhor do Bonfim e São Pedro.

Incorporar e ceder comunidades é um processo normal que visa o crescimento das comunidades e facilitar a evangelização do Povo de Deus. É com muito orgulho e responsabilidade que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida recebe a Comunidade Atos dos Apóstolos e a Comunidade Santo Antônio.

Que sejam bem Vindas!

Por José Aparecido Souza
Pastoral da Comunicação (Pascom)