Regiões Pastorais da Diocese realizam Abertura da Campanha da Fraternidade

21/02/2024 . Notícias da Diocese

O evento aconteceu no último domingo, 18 de fevereiro, e contou com a participação dos padres e fieis das paróquias de suas respectivas regiões pastorais.

Um jeito brasileiro de celebrar a Quaresma, a Campanha da Fraternidade, que começou no Rio Grande do Norte, chega a sua 60ª edição. O tema deste ano é “Amizade Social”. O objetivo da Campanha é levar os fieis a terem uma visão diferente sobre os dramas sociais vividos no nosso país durante, e esse trabalho é feito durante a Quaresma. Cada ano é escolhido um tema diferente e somos convidados a vivenciar isto no nosso dia a dia neste período quaresmal. Na Diocese Itabira-Coronel Fabriciano a abertura da Campanha aconteceu nas três regiões pastorais em que a diocese é dividida.

Na Região Pastoral I a abertura da CF 2024 aconteceu na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Itabira. Logo cedo, às 8h houve a acolhida seguida de café da manhã, durante a manhã ainda houve Oração, Caminhada Orante e, para encerrar, celebração da Santa Missa na Comunidade Santa Ana, Chacrinha.

Na Região Pastoral II a abertura foi na quadra da Fundação Monique Leclerc, na Paróquia São Domingos Gusmão em São Domingos do Prata. Durante este momento Ir. Mônica foi homenageada por ter sido um testemunho do evangelho, dando visibilidade a seu trabalho social. Trabalho este também realizado através da Campanha da Fraternidade. Ainda na abertura da CF houve mística orante trazendo os 60 anos da Campanha da Fraternidade, mesa temática com a assessoria do Elerson Silva, Cáritas Regional Minas, participação do povo com perguntas na fila do povo, e para coroar este momento Celebração Eucarística.

Na Região Pastoral III a acolhida das caravanas foi feita pelos jovens às 7h30 da manhã. A abertura oficial foi às 8h30 da manhã. Nesta região a abertura da CF foi no Triunfo Espaço Eventos, Paróquia Cristo Redentor em Ipatinga. Houve mesa temática e encerramento com a celebração da Santa Missa. Dom Marco Aurélio Gubiotti bispo da diocese de Itabira – Cel. Fabriciano estava presente e fez o lançamento da CF. Um dos objetivos da CF é enfrentar divisões sociais e estimular uma sociedade mais solidária. São três os pontos principais: identificar as situações que geram divisões entre as pessoas; resgatar o respeito nas relações; e buscar mudanças para uma sociedade justa, fraterna e solidária.

A Campanha da Fraternidade acontece durante toda a Quaresma e se encerra no Domingo de Ramos. Aproveitemos este período para observar o que Cristo no pede por meio da Santa Igreja e acolhamos a Campanha da Fraternidade colocando em prática os mandamentos e o tema deste ano.