13 de Março de 2017

Dom Marco Aurélio visita Igreja do Rosarinho em Itabira

Publicado por

Em visita pastoral à Paróquia Catedral Nossa Senhora do Rosário, que teve início no dia 08 de março, Dom Marco Aurélio Gubiotti, Bispo Diocesano, visitou, na manhã do dia 11 de março, acompanhado do Pe. Márcio Soares, pároco da Catedral, a Igreja do Rosário (Rosarinho como popularmente é conhecida). A finalidade da visita deve-se ao processo de reforma e restauração que será realizado no templo.

Estiveram presentes também o Padre Ueliton Neves da Silva, Assessor de Comunicação da Diocese além de uma equipe da Paróquia e da Prefeitura, a saber: Sebastião (Itaurb); Ilton Magalhães (Secretário de governo); Ronaldo Lott (Secretário de Obras da Prefeitura); Fabrício Fonseca (Membro da Equipe Paroquial) e Rafael Perdigão (Engenheiro da Paróquia).

Padre Márcio, em entrevista coletiva, ressaltou a importância desta Igreja e da urgência na recuperação da mesma. Disse que dia 17 de abril é a data prevista para o início das obras da Igreja do Rosário que, há 5 anos aguarda por este momento. Quanto aos recursos, o padre disse ainda, que os mesmo são oriundos de uma campanha para arrecadação, via carnê com contribuição mensal. O presbítero afirmou que também conta com o apoio da Prefeitura Municipal. A campanha foi intitulada “Meu coração é do Rosário”.

Como a Igreja foi tombada pelo Processo nº 338-T, inscrição número 347 do livro de Belas Artes, fl. 1, em 23-12-1949, já houve a visita do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pois este é o único patrimônio da cidade com tombamento federal.

“Bem caracterizada uma parceria entre Poder Público e Paróquia, busca-se recuperar este patrimônio, primeira Igreja da cidade, que tem em si um valor muito significativo para o povo itabirano”, afirmou Dom Marco Aurélio.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano
Foto: Defato Online