25 de abril de 2024

Nota de Falecimento

03/09/2023 . Notícias da Diocese

Irmã Monique Jeanne Marie Joseph Leclercq, CRSD (Irmã Mônica)

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2Tm 4,7).

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano comunica com pesar o falecimento da Irmã Monique Jeanne Marie Joseph Leclercq, CRSD (Irmã Mônica), ocorrido na manhã do dia 03 de setembro de 2023.

Nascida aos 15 de junho de 1919, no sul da França, veio para o Brasil no ano de 1951, vivendo a maior parte de sua missão no Brasil no município de São Domingos do Prata, onde chegou no ano de 1968.

Religiosa da Congregação Romana de São Domingos, Dominicanas, dedicou-se logo à formação de líderes rurais, dando continuidade ao trabalho já iniciado pelo Padre Antônio Sebastião Ferreira Barros (Titone), nas Obras Sociais São Domingos de Gusmão.

Ministrou os primeiros cursos de fruticultura e olericultura, colaborou com a fundação da Feira do Produtor e deu nova dimensão às Obras Sociais. Irmã Mônica contribuiu diretamente para o crescimento físico, cultural, empresarial e social do município de São Domingos do Prata, implantando diversas ações sociais direcionadas a bairros carentes e à zona rural.

Para dar maior segurança ao patrimônio e obter de mais desenvolvimento da população pratiana, as Obras Sociais São Domingos de Gusmão transferiram todo o seu patrimônio à Fundação Monique Leclercq, que foi criada com orientação e supervisão da Promotoria Pública, em 1998, com o objetivo de “Educar para Crescer”.

Na Fundação Monique Leclercq, entidade que leva merecidamente o seu nome, são realizadas várias atividades que visam o desenvolvimento integral dos atendidos.

O trabalho social realizado pela Irmã Mônica ultrapassou as fronteiras do município, como grande exemplo de cidadania e justiça social.

O velório está sendo realizado na Igreja Matriz da Paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Prata. No dia 04 de setembro serão celebradas missas às 08h, 10h, 11h30 e 14h. Após esta última, o féretro seguirá para o sepultamento no Cemitério da Igreja do Rosário.

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, através de seu bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti e todo o clero, expressa suas orações em sufrágio da Ir. Mônica e solidariedade aos seus familiares, às religiosas da Congregação Romana de São Domingos e a todos os fiéis da Paróquia São Domingos de Gusmão.

A fé na ressurreição de Cristo, que nos garante a certeza de nossa ressurreição, conforte os que choram neste momento de separação e de dor.

Que o Senhor Ressuscitado, aquele que venceu a morte, a receba na glória da eternidade.

Itabira, sede do bispado, 03 de setembro de 2023.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação