Missa da Unidade é realizada na Catedral Diocesana

Nessa quinta-feira, 13  de abril, às 9h, na Catedral de Nossa Senhora do Rosário de Itabira, foi realizada a Missa da Unidade na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

A solene celebração, também conhecida como “Missa do Crisma”, prelúdio do Tríduo Pascal, acontece na quinta-feira  Santa, com a participação do clero, religiosos (as), seminaristas e leigos das regionais I II e III.

Na celebração abençoa-se o Óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Óleo do Crisma, daí, ser chamada popularmente também de “Missa dos Santos Óleos”.

Durante a celebração eucarística, são renovadas as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, por isso também é chamada “Missa da Unidade”, expressando a comunhão do clero com o seu Bispo, em torno do Mistério Pascal de Cristo. Neste ano, uma pequena diferença: Dom Odilon Guimarães Moreira, bispo emérito da Diocese, conduziu o momento da renovação das promessas a pedido de Dom Marco Aurélio, para que também ele fizesse a renovação de suas promessas enquanto Bispo Diocesano.

Dom Marco Aurélio acolheu a todos carinhosamente, como Pastor. Ressaltou a importância da caridade pastoral e de carregar a missão vocacional com amor e alegria.

Em outro momento da celebração, Dom Marco Aurélio falou também aos leigos, especialmente àqueles que vieram  representando as paróquias: “Vocês  têm a missão de levarem os óleos da Unção dos Enfermos, dos Catecúmenos e do Crisma, que serão apresentados à comunidade na Missa da Ceia do Senhor.”

Ao final da celebração, o Bispo acolheu com o abraço fraterno a cada sacerdote presente das  regiões pastorais. Os representantes das comunidades paroquiais receberam os santos óleos abençoados por região.

Após a Missa da Unidade o bispo Dom Marco Aurélio, o bispo emérito Dom Odilon, sacerdotes, seminaristas, religiosos e representantes das comunidades foram recebidos no salão de eventos da Paróquia da Saúde para um almoço.

Texto: Irani Pimenta
Foto: Paulo Souza