Missa da Unidade é realizada na Catedral Diocesana

Nessa quinta-feira, 13  de abril, às 9h, na Catedral de Nossa Senhora do Rosário de Itabira, foi realizada a Missa da Unidade na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

 A solene celebração, também conhecida como “Missa do Crisma”, prelúdio do Tríduo Pascal, acontece na quinta-feira  Santa, com a participação do clero, religiosos (as), seminaristas e leigos das regionais I II e III.

 Na celebração abençoa-se o Óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Óleo do Crisma, daí, ser chamada popularmente também de “Missa dos Santos Óleos”.

Durante a celebração eucarística, são renovadas as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, por isso também é chamada “Missa da Unidade”, expressando a comunhão do clero com o seu Bispo, em torno do Mistério Pascal de Cristo. Neste ano, uma pequena diferença: Dom Odilon Guimarães Moreira, bispo emérito da Diocese, conduziu o momento da renovação das promessas a pedido de Dom Marco Aurélio, para que também ele fizesse a renovação de suas promessas enquanto Bispo Diocesano.

Dom Marco Aurélio acolheu a todos carinhosamente, como Pastor. Ressaltou a importância da caridade pastoral e de carregar a missão vocacional com amor e alegria.

Em outro momento da celebração, Dom Marco Aurélio falou também aos leigos, especialmente àqueles que vieram  representando as paróquias: “Vocês  têm a missão de levarem os óleos da Unção dos Enfermos, dos Catecúmenos e do Crisma, que serão apresentados à comunidade na Missa da Ceia do Senhor.”

Ao final da celebração, o Bispo acolheu com o abraço fraterno a cada sacerdote presente das  regiões pastorais. Os representantes das comunidades paroquiais receberam os santos óleos abençoados por região.

Após a Missa da Unidade o bispo Dom Marco Aurélio, o bispo emérito Dom Odilon, sacerdotes, seminaristas, religiosos e representantes das comunidades foram recebidos no salão de eventos da Paróquia da Saúde para um almoço.

Texto: Irani Pimenta
Foto: Paulo Souza

 

Palavra do Bispo

Foto de perfil de Dom Marco Aurélio

Dom Marco Aurélio

É o atual Bispo da Diocese, sua ordenação episcopal aconteceu no dia 26 de maio de 2013. Foi nomeado Bispo da Diocese por sua Santidade Bento XVI, hoje Papa Emérito, no dia 21 de fevereiro de 2013, tomando posse no mesmo ano, na Festa da Diocese, em Itabira - MG.

Atividades

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jul 2017› »