Artigos de Formação

Mês Missionário Extraordinário

O Papa Francisco proclamou outubro de 2019, como Mês Missionário Extraordinário. Com o tema:“Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, essa iniciativa tem por objetivo despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.

A convocação feita no dia 22 de outubro de 2017, depois da oração dominical do Ângelus na Praça de São Pedro, no Vaticano, está contida no comunicado do Santo Padre por ocasião do centenário da Carta Apostólica “Maximumillud” do Papa Bento XV, que trata da atividade missionária no mundo, a ser celebrado no dia 30 de novembro de 2018.

Neste pronunciamento o Santo Padre enfatizou “o espírito profético e ousadia evangélica” da Carta de Bento XV, que “exortara a sair das fronteiras das nações, para testemunhar a vontade salvífica de Deus através da missão universal da Igreja”. Recordou também o aspecto missionário, próprio da natureza da Igrejae fez memória ao conhecido trecho da Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi: “Evangelizar constitui, de facto, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar”.

Na oportunidade,pediu a sensibilização das Igrejas particulares, dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, bem como das associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais, e concluiu com o anseio: “Que o Mês Missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração – alma de toda a missão –, o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas, de modo que se desperte e jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário”.

Confira o vídeo de apresentação do Mês Missionário Extraordinário: