“Jovens construindo a Igreja em saída”

Aconteceu neste domingo, 10 de dezembro de 2017, de 8 h as 16 h , na ARPAS, João Monlevade, a Ampliada Diocesana da Pastoral da Juventude . Um processo iniciado em julho deste ano, sendo realizado nas paróquias e regionais , renovando as coordenações e avaliando a caminhada. Estiveram presentes além dos delegados ,o secretariado Diocesano, assessores e convidados das regionais. Cerca de 60 pessoas.
A caminhada da PJ nos últimos anos tem sido de construção..

Houve despertar e crescimento de muitas lideranças Juvenis que aprenderam a traçar seus caminhos com pé no chão. Esta ampliada diocesana superou muitos desafios para se realizar e contou com a excelente assessoria do Jovem Jonathan Félix, mestrando em Inteligência Espiritual (PU/BH), Fundador e Editor-Chefe na empresa Revista Senso, entre outros atributos fez história na PJ aqui na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Com uma profunda reflexão Pastoral pautada no testemunho e vivência pastoral de que o Papa Francisco tanto tem exortado aos pastores de sair as periferias existenciais e ter o cheiro do povo a quem é chamado a servir, lembrou que ser coordenador Pastoral é antes de tudo ser um servo..

Após reajustes ao regimento interno ,o mesmo foi colocado em votação e aprovação da Assembleia composta por delegados das paróquias com a PJ estruturada presentes á ampliada , os candidatos á coordenação Diocesana se apresentaram e procedeu-se a votação. Excelentes intervenções e apoio também de SandsonRotterdan ,Educador, filósofo, teólogo e cientista da religião…
Sendo eleita pois a nova Coordenação Diocesana para os próximos 4 anos :

Mattheus Leão eleito Coordenador, Samara Oliveira-Vice coordenadora, Marcelo Henrique -1º secretário e Estaylon Bandeira, 2º secretário. Após o almoço, houve levantamento de propostas de ações dentro das prioridades diocesanas do Plano de Evangelização Pastoral: Família e missão a serem encaminhadas pela nova coordenação…Definindo ainda nova assessoria leiga para o período.
Concluindo com a missa de envio presidida pelo Pe. Marco José de Almeida.
Sarah Susan agradeceu a todos pelo apoio e partilha na caminhada até então e junto a Rubens Julio, Diego Maia e Marcella Santos  acolheram a nova coordenação.

Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é ‘curtir’ o momento, que não vale a pena se comprometer por toda a vida, fazer escolhas definitivas ‘para sempre’, uma vez que não se sabe o que nos reserva o amanhã. Nisso peço que se rebelem: que se rebelem contra a cultura do provisório, a qual, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de ‘ir contra a corrente’. E também tenham a coragem de ser felizes!” (Papa Francisco -Discurso aos voluntários da JMJ Rio 2013)

Por Ana Maria de Sena

« ‹ago 2018› »