Grito dos Excluídos 2018

A Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, realizou nesta manhã de 7 de setembro de 2018, o 24º Grito dos Excluídos: “Desigualdade gera violência, basta de privilégios” – Vida em Primeiro Lugar. O evento foi realizado na Paróquia São Luis Maria de Montfort e reuniu milhares de representantes de pastorais, movimentos e serviços das 3 regiões pastorais de nossa Diocese, além de agentes de sindicatos e movimentos sociais.

A partir das 8 horas, o povo concentrou-se na UFOP, bairro Loanda, onde todos se organizaram para uma caminhada de anúncio e denúncia sobre o nosso contexto sócio-politico-econômico. A animação foi coordenada pelo Pe. Marco José, Rubens Júlio e Cleyde Marye (Filinha). O bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti acolheu a todos, e em sua fala, destacou a importância do Grito dos Excluídos como denúncia de tudo que fere a dignidade da vida e a pessoa humana, da desigualdade que gera violência e vai gerando injustiça e são contra as propostas evangélica. O Pe. Guilherme Brandão, como anfitrião, deu as boas-vindas e destacou também a importância da defesa da vida e da justiça.

Durante o evento houve paradas com reflexões conduzidas por cada um dos 3 regionais, sobre a urgência em defender a vida dos(as) excluídos(as) e assegurar os seus direitos, voz, lugar e construir relações igualitárias que respeitem a diversidade cultural, racial, religiosa, com esperança e  unidade. O apelo profético tem o viés da denúncia, pois não é possível calar-se diante da vida maltratada, do drama dos outros, como se não fosse nossa responsabilidade, segundo o alerta do Papa Francisco (Cf. EG 54).

A edição deste ano contou também com a presença dos padres Carlos Jorge Teixeira,  Eugênio Lima, Júlio Martin Abad, Daniel Oppilla, Alex Banza,  José Marcelino, Geraldo Reis, José Milton,  Nailson Mangabeira e Elson Vital dos Reis.

« ‹set 2018› »