Formação: transtornos na família

Dando segmento a formação em preparação para a Semana Nacional da Família, o casal diácono João Carlos e Maria Luíza Medeiros, concluíram o tema “Transtornos na Família”, na noite do dia 01 de agosto de 2017, na matriz paroquial Santuário Senhor do Bonfim em Ipatinga. Destacamos, mais uma vez, a presença do pároco Fernando dos Santos Andrade, acompanhando esse segundo momento da formação.

Durante as atividades o casal frisou a importância para o indivíduo de se diagnosticar e entender o que está acontecendo consigo, dando sentido aquilo que está vivenciando e solução às suas dificuldades. Expuseram a respeito dos conflitos inerentes a todas as famílias e a importância do diálogo maduro, isento de egoísmos e apontamentos de culpados. O diálogo deve estar intrinsecamente ligado a um projeto de vida a dois, assumido com responsabilidade por ambos. Porém, o diálogo é algo que as famílias ainda não conseguem efetivar e um dos motivos é a falta de conteúdo. Sobre o que conversar? Como conversar?

O conflito familiar possui múltiplos pontos, em detrimento do ser humano ser muito complexo. Um destes pontos diz respeito aos transtornos na família, gerador de muitos conflitos. Patologias como depressão, esquizofrenia, bipolaridade, síndrome de pânico, ansiedade generalizada, entre outras impactam negativamente no dia a dia das famílias. Daí a necessidade de se diagnosticá-las e tratá-las. Outra questão primordial diz respeito aos papéis desempenhados pelos membros da família em suas funções de nutrir (necessidades básicas e afeto), informar (comunicar valor) e controlar (impor limite, regras). Na ausência destes fundamentos, ou mesmo na inversão destes papéis, ocorrem também os conflitos familiares. Cada função, ou papel é importante ser assumido por cada membro da família a fim de garantir a harmonia familiar. A função primordial da mãe está em nutrir de afeto e cuidados para com o filho, o pai em controlar e dar autoridade. Desta forma, quando as funções se harmonizam os filhos entendem e aceitam os valores comunicados a eles.

A Paróquia Senhor do Bonfim agradece ao casal pela disponibilidade e dedicação nesse momento de formação tão importante para as famílias.

Fotos: Filipe Gomes e Meire Lúcia Firmo
Texto: Meire Lúcia Firmo