Formação regional para os ministros extraordinários da palavra e sagrada comunhão – Região Pastoral I – ANO 2019

No dia 10 de agosto, aconteceu no salão pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Itabira, de 08h às 17h, a formação de Coordenadores e Ministros Extraordinários da Palavra e Sagrada Comunhão de 14 paróquias do Regional I, com os temas: Ministério de Proclamadores da Palavra e Documento 108: Ministério e celebração da Palavra. A Assessoria foi do Assessor Diocesano para os Ministérios da Palavra e Eucaristia, Diácono José Geraldo de Oliveira que contou com a parceria de Alisson Júnio Gomes Coordenador Ministério da Palavra – Regional 1 e  Raquel Alves Viana Rocha Coordenadora Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão – Regional

1. A formação sobre Ministério de Proclamadores da Palavra, o Diácono José Geraldo de Oliveira, destacou a respeito: da Introdução Geral ao elenco das leituras da Missa (n.º 51) e da Introdução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionário. Ele ressaltou a diferença entre ler e proclamar a Palavra. Também, enfatizou que ouvir e proclamar a Palavra, são elementos básicos para acolher o mistério de Deus em nossa vida.       Segundo, o Diácono preparar-se para proclamar a Palavra, é indispensável que o leitor, seja o primeiro ouvinte, para não se tornar um vão anunciador da Palavra externamente porque não a escuta internamente. Saber proclamar bem a palavra nas celebrações é uma arte que deve ser aprendida e cultivada pelos ministros leitores.

O Assessor Diocesano apresentou o Documento 108, e disse que objetivo geral é: EVANGELIZAR a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como igreja discípula, missionária, profética e misericórdia, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.   No decorrer da explanação do documento 108, Diácono José Geraldo, foi apontando pistas e observações dos seguintes assuntos em evidências nos dez capítulos: O Ministério da Palavra no Novo Testamento, A eficácia da Palavra anunciada, O Ministério da Palavra no ensinamento do Concílio Vaticano II, O Ministério da Palavra no magistério eclesiástico após o Concílio Vaticano II, A celebração da Palavra de Deus, Ritos da Celebração da Palavra, Celebração da Palavra e Ofício Divino, Partilha de alimentos ou Ágape Fraterno, Orientações Pastorais sobre a celebração da Palavra e A formação dos Ministros e Ministras da Palavra.  O Diácono agradeceu a todos e encerra suas colocações, com um momento de oração.

Evangelizar é preciso! E entender que somos responsáveis em proclamar o Evangelho é urgente!

Fotos : Alisson Gomes
Texto: Márcia Alves