Formação Litúrgica Diocesana

Nos dias 6 e 7 de abril de 2019 foi oferecida pela Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, uma formação cujo público alvo foram os agentes da Pastoral Litúrgica. A formação aconteceu na Arpas em João Monlevade (MG) sob a assessoria da Ir. Veronice Fernandes, da Congregação das Irmãs Pias do Divino Mestre de São Paulo (SP), que têm como missão o Apostolado Litúrgico. Durante esses dias Padre Efferson Andrade, assessor diocesano de Liturgia e pároco da Paróquia Sagrada Família em Ipatinga (MG), esteve presente acompanhando todo o processo formativo.

As atividades do dia 6 deram início às 9h com a oração do Ofício de Abertura e em seguida foi introduzido o assunto “Preparando a Celebração”. Os conteúdos do tema estiveram relacionados à preparação das celebrações litúrgicas: organização da equipe, entendimento do método de preparação das celebrações litúrgicas e sua compreensão. O conteúdo referente à compreensão da celebração envolveu três outros subtemas sendo eles, dinamismo da Celebração Eucarística e os Ritos na Celebração. Em relação ao método de preparação para as Celebrações Litúrgicas, foram abordados os passos para bem planejá-las e o envolvimento espiritual dos ministros a serviço. Na oportunidade, os presentes recordaram e aprofundaram os conhecimentos relativos à Palavra de Deus ao longo do ano litúrgico. Encerrando os trabalhos às 19h30, os agentes da pastoral litúrgica se reuniram para rezar o Ofício de Completas com Lucernário.

No dia seguinte (7) as atividades formativas deram início após a participação de todos na Celebração Eucarística presidida por Padre Marco José de Almeida – vigário episcopal e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em João Monlevade (MG). A Celebração Eucarística foi realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima localizada próxima à Arpas. O objetivo desse dia de atividades foi propiciar a vivência de preparação da celebração litúrgica, ao longo do calendário litúrgico, utilizando o método de preparação. Em plenária foram sanadas as dúvidas e apresentadas as proposições necessárias alusivas ao método.

A metodologia aplicada durante a formação foram exposições dialogadas, leituras de fragmentos de documentos como o Missal Romano e o Documento 43 da CNBB intitulado Animação da Vida Litúrgica no Brasil. Outros documentos do Concílio Vaticano II também foram citados, aguçando o desejo dos presentes em beber de outras fontes de sabedoria da Igreja. Entre eles podemos citar as Constituições Apostólicas Dei Verbum, Lumem Gentium, Gaudium et Spes e Sacrosanctum Concilium. Diversos fragmentos destes belíssimos textos foram explicitados em seus pressupostos teológicos e como fonte embasadora das atividades pastorais na liturgia.

Segundo Padre Efferson Andrade a formação terá outras edições destinadas a todos os ministros envolvidos diretamente com a liturgia. No último encontro formativo, ainda neste ano litúrgico de 2019, haverá uma plenária com o objetivo de se avaliar os trabalhos desenvolvidos nas paróquias.

Texto: Meire Lúcia
Revisão: Vilton Catarino
Fotos: Meire Lúcia e Ana Maria Sena

PASCOM – Pastoral da Comunicação
Diocese de Itabira Coronel Fabriciano.

Clique aqui para postar seu comentário

« ‹abr 2019› »