Formação das EPAPs é realizado nas três regiões pastorais de nossa Diocese

Em processo de construção da 20ª Assembleia Diocesana de Pastoral, aconteceu no último sábado, 13 de abril, a formação das EPAPs (Equipe Paroquial de Assessoria Pastoral), nas três regiões pastorais de nossa Diocese.

Na Região Pastoral I, a formação foi realizada no Salão Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Itabira (MG), com a assessoria do Pe. José Geraldo de Melo e Irmã Silvia (Secretariado); na Região Pastoral II, foi realizada na Arpas em João Monlevade (MG), com a assessoria do Secretariado Regional,  Diác. Geraldo Evangelista e Ana Maria de Sena e na Região Pastoral III, a formação aconteceu no Salão Paroquial São Francisco de Assis, na Paróquia Cristo Libertador em Ipatinga (MG), e contou com a assessoria do Secretário Diocesano de Pastoral, Vicente Bueno Garcia e a Secretaria da Região Pastoral III, Edna Oliveira.

A Formação nos três regionais teve início às  9 horas  e encerrou-se às 15 horas.A formação contou também com a participação de vários representantes de comunidades e teve como objetivo avaliar os avanços e frutos da implementação nos últimos 4 anos do Plano de Ação Evangelizadora e Pastoral com base no Relatório Final de Avaliação Diocesana. No primeiro momento foram apresentadas os resultados das avaliações dos CPPs. Para essas reflexões, utilizou-se um balanço construído a partir dos resultados do questionário distribuído no final do ano passado às paróquias da Diocese, e que contou com a participação de 96% das 50 paróquias que possuímos. Em seguida houve  a apresentação do tema e lema da 20ª Assembleia Diocesana de Evangelização e Pastoral, contextualizando com a proposta da continuidade da ação missionária, numa Igreja em saída, com o Tema: “Povo de Deus em ação para uma Igreja em saída” e o Lema: “Coragem! Levanta-te, Ele te chama”.

Além de repassar essa avaliação geral, os encontros também observaram a questão da implementação dos clamores e das prioridades definidos na última assembleia. A proposta é de de que esta assembleia seja de verdadeira escuta do povo nas Comunidades. Ficou forte o desejo de um plano que priorize a unidade, diversidade, autonomia e comunhão.

Fotos: Ademir Lourenço, Ana Maria Sena e Ir. Silvia

« ‹jun 2019› »