Festas em honra a Nossa Senhora do Rosário

A Paróquia São Miguel de Rio Piracicaba espera com grande ansiedade a Festa do Rosário deste ano de 2019. As festas do Rosário acontecem em Minas Gerais desde os primórdios do seu povoamento. É uma tradição mantida desde o tempo dos escravos e que se compõe de cortejos, desfile de rei e rainha, bandas musicais e as danças dos grupos de marujadas que passam o dia a cantar e dançar pelas ruas da cidade. Durante o seu ciclo, acontece o chamado Reinado, que a cada ano é conduzido por um rei e uma rainha (eleitos no ano anterior) e sua corte. As guardas estão representadas nos diversos folguedos folclóricos que saem em cortejo pelas ruas da cidade.

Os Reis festeiros deste ano, Maria das Graças Mafra Gonçalves e Rubens Júlio Soares dos Santos, estão empenhados e fazer com que a festa seja um marco na história local, tanto no campo religioso como cultural…

Com o tema “269 anos de Fé, Tradição e Preservação da Cultura do Congado!”, terá início no dia 16 de agosto a novena que abre as comemorações da Festa de Nossa Senhora do Rosário e todas as noites após a Novena acontecerão apresentações artísticas valorizando a riqueza de nossas raízes afrodescendentes no adro da Igreja.

o Rei Festeiro Rubens Júlio não mediu esforços em buscar apoio para que a Festa desperte a população para importância de preservar esta herança para as gerações futuras, pobres e ricos, poderosos e humildes, que se unem na fé e na tradição numa das mais belas expressões religiosas e culturais de nosso calendário. Este ano a Novena retoma o formato anterior sendo celebrada todas as noites na Igreja do Rosário, a partir das 18 horas a “Oração do terço”, seguido da missa as 19 horas. Além disso haverá participação do Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti que fará a celebração no segundo dia da novena, 17 de agosto, sábado. Durante a novena além do Bispo da Diocese, o Vigário Paroquial Padre Arlindo Ferreira Coura, o Pe. Ricardo José Perdigão, Pe. Rosemberg Evangelista da Silva, Pe. Jose Geraldo Reis, Rafael Tadeu Dias Machado, Pe. Carlos Jorge Teixeira, Pe. José Ricardo dos Santos, Pe. Flávio David Motta, Pe. Eugênio Ferreira de Lima e Padre Marco José de Almeida.

Será oportunidade de reviver, refazer, reconstruir, repensar; em suma, apropriar-se, com imagens e ideias de hoje, das experiências do passado, e assim fortalecer a fé e a devoção a Nossa Senhora do Rosário. SALVE MARIA!

Texto: Ana Maria de Sena

« ‹ago 2019› »